quinta-feira, 23 de julho de 2009

A SELIC CAIU, E DAÍ?

Ontem, 22/07/09, o Copom – Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu pela redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic, ou seja, de 9,25%a.a. para 8,75% a.a., a mais baixa dos últimos anos. A Selic caiu, e daí? Qual o impacto dessa mudança na minha vida? Antes de explicar-lhe, lembre-se que apesar da queda, ainda pagamos uma das mais altas taxas de juros do planeta em nosso país e que muitas vezes não paramos para pensar nos efeitos que a elevação ou diminuição de uma taxa de juros pode provocar em nossa vida. No caso da queda observada, a dica é a seguinte: Pague já suas dívidas! Se for preciso, resgate algum valor que está aplicado e liquide a dívida. Pense que seu dinheiro está sendo dos remunerado a juros de aproximadamente 0,50% a.m. e suas dívidas simplesmente estão lhe tirando, no mínimo três vezes mais em juros mensais (entre 1,5% a.m. e 10% a.m.). Se você não tem dinheiro aplicado, pense em vender algum objeto de valor para saldar seus compromissos, valerá a pena! Agora se você não possui dívidas e tem algum dinheiro disponível, procure alguma alternativa em investimentos de renda fixa, que atualmente têm dado os melhores retornos para pequenos investidores num horizonte de tempo superior a no mínimo um ano. Abaixo de um ano, até que haja alguma mudança significativa, o melhor investimento é a Caderneta de Poupança. Exemplos de renda fixa podem ser os Fundos de Investimentos Referenciados DI, CDB-DI e investimento direto em títulos públicos – Tesouro Direto, todos considerados por mim como conservadores, de média rentabilidade e baixo risco. Se você não é avesso ao risco, poderá optar por fundos de ações multimercado, ações, ouro, dólares, euros e outros ativos que julgar interessantes possuir em sua carteira de investimentos. Lembre-se que o nível de volatilidade do mercado está elevado, havendo riscos por toda parte. Não ponha todos os ovos numa única cesta! Ative sua Inteligência Financeira e Bons Negócios!

95 comentários:

  1. Fala Prof. Rogério!
    Muito bom o Post! Agora fica aquela pergunta: "Por que no Brasil os juros (Ch. Especial e empréstimos, entre outros) são tão elevados? Seria o governo responsável por controlá-la?" Afinal, a taxa básica diminui, mas os juros cobrados pelos bancos não sofrem alteração. Quem sabe esse não é um tema para um próximo post!
    Forte Abraço!
    E me segue lá no twitter!
    www.twitter.com/prof_fausto
    Prof. Fausto Costa (Cantina do Bloco B)

    ResponderExcluir
  2. Olá , Prof. como eu sou iniciante em sua matéria, eu espero apreender um pouquinho mais. Para então eu fazer algum comentário....Rssrsrs, é melhor previnir do que ficar careca..rsrsrs

    Até +

    ResponderExcluir
  3. Ola´, Prof. como mencionado no texto esse é um bom momento para liquidar as dividas, mas como a maioria dos brasileiros as dividas tem longos prazos, e nem sempre é possivel vender algo para salda-las, a solução é parar de gastar e priorizar-las.

    ResponderExcluir
  4. Prof. é muito interessante conhecer blogs como este que agregam valor e conhecimento.
    Quanto a esta postagem, li no site da Agencia Brasil a pouco tempo que está queda poderia levar os bancos a emprestar mais para garantir a sua lucratividade, já que os títulos públicos são corrigidos em parte pela Selic.
    Portanto na prática o que acontece é que se os bancos facilitam o crédito, e muitas pessoas ao invés de investir seus bens, acabam se endividando com empréstimos e pagando cada vez mais juros.

    ResponderExcluir
  5. Prof, a dica mencionada no texto é muito legal, mas hoje em dia a maioria das pessoas tem algum tipo de divida, e não pensam em quitar quando se sobra algum dinheiro o que eu acho que falta pra muitos é a falta de interesse em conhecer outros tipos de investimentos que rendem mais, pois quando sobra algum dinheiro a maioria ja pensa em gastar e não em poupar.

    ResponderExcluir
  6. Ola prof. Gostei muito da postagem, pois hoje estou procurando a melhor opção para investir meu din din e nas postagens tenho várias opções, porém tenho dúvidas ainda, pois procuro investir em algo mais rentavel que a poupança!...O jeito é dar mais uma pesquisada antes de tomar uma decisão precipitada.

    ResponderExcluir
  7. Prof°, gostei muito da dica de quitar as dívidas o quanto antes,mesmo que seja para vender algum objeto de valor,pois as pessoas precisam se conscientizarem de que a melhor maneira de se comprar é pagando à vista e não à prazo como a maioria dos brasileiros, uma vez que a taxa de juros é altíssima.Me interessei pela opção de investir o dinheiro! Espero aprender logo!
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,em relação a queda da taxa selic o que posso dizer em virtude do texto é que se já é interessante antecipar pagamentos para a diluição de juros futuros, neste momento se torna mais atrativo ainda.Levando-se em conta o abatimento das parcelas futuras e calculada no momento zero pelo reajuste da nova taxa podemos obter a quitação dos débitos e poder dizer que pagou-se os juros porem bem inferior ao qual se submeteu ao efetuar ao parcelamento de sua aquisição ou débito.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Legal em professor, uma boa hora de antecipar os pagamentos, pena que as taxas do nosso país não são as melhores e sim uma das piores, pena que as pessoas não tem a consciencia de pagar à vista e ganhar descontos, e sim preferem se endividar e pagar juros. ...OWWW POVO DE DEUS.....

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Prof.

    Bom para quem tem dinheiro a hora é agora de pagar dívidas, de comprar á vista algo que financiado e muito caro. Temos muitas opções mas.....quando se tem dinheiro, quem não tem o jeito é guardar para no futuro saldar débitos ou até mesmo investir.

    Abraço...até.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Prof,
    Como vimos no texto acima,otimo para quem quer quitar suas dívidas,mas na verdade nem todos pensam assim pois quando se tem dinheiro as pessoas desenformadas gastam sem ao menos ter interresse em investir,fazer dividas duradouras,de 1,2,3 anos e quando se tem dinheiro não pensam que o melhor é investir em poupança,imoveis e etc.]
    Mas já para quem pensa diferente o ideal é investir e aproveitar essa queda!!!
    Abraços..

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde...
    Ótima dica Professor, o jeito é quitar todas as dívidas e não jogar tanto dinheiro ao vento com esses juros absurdos que pagamos em nosso país.
    E todos nós sabemos que a felicidade do brasileiro são vários carnes com muitas prestações à perder de vista.. Não tem outra opção, se você gosta do seu dinheiro e pensa em ter uma vida confortável no futuro, o jeito é pagar tudo à vista e chorar, bater o pé por desconto, não importa a porcentagem... pois juntando tudo, no final o pouco pode virar muito...

    ResponderExcluir
  13. Essa é uma ótima oportunidade para renegociar ou quitar nossas dívidas, aproveitando a queda da taxa de juros!!! Por isso temos que pensar em fazer compras à vista e deixar a opção à prazo sendo a última alternativa, assim poderemos ter menos preocupações no futuro!! Temos que saber aplicar nosso dinheiro com segurança, fazendo um bom investimento!!!

    ResponderExcluir
  14. Com certeza também penso que a melhor idéia é vender algo de valor para quitar suas dívidas. O único problema é que nem todo mundo gostaria de fazer isso. Fica então aquela situação que a melhor saída é não gastar com coisas supérfluas, e esse é o grande desafio para um brasileiro, que hoje em dia tem grandes dificuldades de economizar dinheiro. Infelizmente são poucas pessoas que projetam a vida para daqui a 10 anos, por exemplo. Guardando um percentual de seu salário... Por isso que em minha opinião hoje em dia o mais difícil não é ganhar dinheiro e sim ter disciplina financeira para ganhar dinheiro.

    ResponderExcluir
  15. Realmente não paramos para pensar o quanto essa redução de 0,5% pode afetar o nosso dia-a-dia.
    Com a queda da selic realmente quitar as dívidas deve ser a prioridade de todos, porém não é uma tarefa fácil então o ideal é poupar o dinheiro e pedir o quanto for possível de desconto nos produtos comprados à vista, pois um desconto de 5% já é dez vezes maior quando comparamos aos 0,50% da poupança.
    Antes de estarmos a frente do setor financeiro de uma grande empresa é necessário que aprendamos a cuidar do nosso dinheiro, poupando no presente, planejando investimentos para termos um bom retorno no futuro.

    ResponderExcluir
  16. Sou adepto dos fundos de investimentos de renda fixa. Há tempos já costumo investir meu dinheiro em fundo DI para que haja um rendimento diário, afinal, ainda não tenho "bala na agulha" (tanto em conhecimento quanto em grana) para investir mais alto visando maior rentabilidade. Acredito que se as pessoas se habituassem a não fazer tantas dívidas - muitas delas supérfulas - poupariam muito mais e fariam o melhor uso do seu dinheiro.

    ResponderExcluir
  17. Os juros em nosso país realmente são abusivos, a melhor opção é a compra a vista, e ainda "chorada" para um desconto, como o Prof. Rogério sempre diz "10% de desconto em uma compra é um grande investimento". Se realmente existir a necessidade de uma compra parcelada brigue por juros mais baixos, e lembrem-se sempre de usar a HP (como o Prof. Rezende ensinou) para não ser enganado.

    ResponderExcluir
  18. O melhor negócio é fazer compras e pagá-las a vista sempre e apenas em caso extremo fazer dívidas a prazo. Nós como alunos devemos colocar em prática o que aprendemos nas aulas e começar a poupar e investir, ou seja, ir disciplinando a vontade de gastar e pensar no retorno que teremos futuramente com o retorno do investimento - Este é um momento propício para isto.

    ResponderExcluir
  19. Essa seria uma boa hora para efetivar o pagamento das dividas, ou até mesmo se não tem condições de quita-las, realizar uma renegociação das mesmas com a taxa atual...
    Agora quem não se tem dividas, e almeja comprar algo não se deve sentir atraído pelo comentário, pois se deve lembrar que ainda com a queda da taxa ela é uma das mais altas do mundo...
    O mais adequado continua sendo comprar e no mesmo momento quitar, e ainda para quem tem sobras investir.

    Tatiana Fernandes

    ResponderExcluir
  20. Apesar da Taxa da Selic ser a mais baixa dos últimos anos, não fique feliz por isso
    Pois em caso de divida o valor dos juros que terá de pagar serão 3 vezes maior, isso nos alerta bastante a pensar bem antes de entrar em uma divida, caso você já tenha contraído alguma divida, tente quitar a divida o mais rápido possível pois assim estará deixando de pagar mais juros.
    A taxa de juros cobrada no Brasil é um abuso, pois aonde que é investido todo esse dinheiro arrecadado, por que mesmo com tanta arrecadação o Brasil possui um alto índice de analfabetos e mortalidade por falta de atendimento nos hospitais.
    Aonde que esta o dinheiro arrecadado desse povo Brasileiro, onde que estão aplicando........isso que não da para entender..........só no Brasil mesmo

    ResponderExcluir
  21. Com a queda dos juros, o melhor momento de liquidar suas dividas é agora, pois pagara um pouco menos, mas mesmo assim ainda há juros, pois o Brasil cobra umas das maiores taxas de juros. A melhor compra que se pode fazer é vista e pedindo sempre um desconto, e se não tem dinheiro para tal compra o melhor é esperar um pouco para não entrar em dividas altissimas.

    ResponderExcluir
  22. Sempre a melhor alternativa é o pagamento a vista, que além de dar poder de negociação impede de enrolar-se nos juros da dívida.
    Entrar em dívidas só em última opção, sempre mensurando a importância do mesmo.
    Ja estando com dívidas, repense seus ganhos e gastos e planeje o suavizar das mesmas, afinal nunca sabemos quando uma novidade pode nos pegar desprevenidos.

    ResponderExcluir
  23. Bom mesmo é pagar a vista e sempre chorar um descontinho, os juros são absurdos, sem percebermos as vezes pagamos duas vezes por um mesmo produto...essa dica de quitar todas as dividas é uma otima ideia,porem nunca paramos para pensar onde esta sendo investido nosso dinheiro, chega de pagar juros abusivos..e sorte de quem não tem dividas.

    ResponderExcluir
  24. Ótima dica professor, com juros que pagamos atualmente (15% cartão de crédito), devemos buscar quitar dividas, e se possível comprar a vista e brigar por um desconto bom. Também investir o dinheiro em alguns fundos (citados a cima), ou também fazer uma cap né prof. é bom de mais...kkkkk, abraço.

    ResponderExcluir
  25. Laura Muniz dos Santos.30 de agosto de 2009 às 11:59

    Muito boa a postagem, nos traz boas dicas de como agir com nossas finanças pessoais.
    Para clarear mais um pouco, achei legal mostrar a definição do que é a Taxa Selic, aí vai...
    Definição retirada do glossário do site do BACEN:
    Taxa Selic
    É a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no *Selic para títulos federais.
    *Selic - Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. É um sistema informatizado que se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional e do Banco Central, bem como ao registro e à liquidação de operações com os referidos títulos.
    Quem quiser saber mais, é só pesquisar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  26. O melhor negócio sempre foi o pagamento a vista e chorando um desconto,deixar o pagamento a prazo só para casos de extrema precisão,pois aqui no Brasil os juros são muito abusivos,devemos ficar longe desses juros.Quem tem dívidas deve aproveitar a queda de juros e tentar fazer o possivel para quitar todas suas dívidas ganhando assim alguns descontos.

    ResponderExcluir
  27. Achei muito interessante as dicas, também acho muito importante saldar as dívidas, mas se não for possível, precisamos saber priorizar as dívidas que mais pesam em nossos bolsos. E para quem está em um bom momento financeiro certamente fazer um bom investimento é a melhor opção.

    ResponderExcluir
  28. Para as pessoas que investem em renda fixa o problema com a queda da SELIC, esse tipo de investimento não se torna tão atrativa no curto prazo. Também tem que se tomar cuidado, pois com a quda da SELIC a os juros de empréstimo diminuem, é aí que mora o perigo, mas também as empresas podem investir em uma ampliação ou em sua modernização. Com esses investimentos as ações de uma empresa se tornam um atrativo na bolsa de valores.

    ResponderExcluir
  29. O que acontece é a falta de informações que a maioria das pessoas tem, como um professor de matemática financeira certa vez disse:"até para dever precisa entender de matemática financiera, pois com este conhecimento poderemos dever com inteligência e pagar dívidas tirando proveito". O que ele queria dizer é que dívida e rentabilidade tem que ser administrada com visão de se obter vantagens.

    ResponderExcluir
  30. Professor, aproveito o post para fazer uma pergunta: "Considerando-se que, para os padrões brasileiros, a SELIC já está em um patamar baixo, presumo que a tendência é que a taxa apenas se eleve a partir do próximo ano (principalmente após as eleições)... É um bom momento para investir em letras do tesouro que tenham como referência a variação na SELIC?"

    ResponderExcluir
  31. Concordo com o fato de quitar as dívidas neste momento para escapar dos juros altos. Nem sempre nos damos conta disso. Sempre que vejo um produto sendo vendido em várias vezes sem juros quase nunca pedimos desconto no pagamento à vista. É mais uma forma oculta de se pagar juros.

    ResponderExcluir
  32. Ola, Criar uma uma cultura financeira em todas as pessoas é de extrema importancia principalmente devido a incostancias do mercado atual, nao da mais pra ficar somente com velhos conselhor e ditados populares, o ideal é se informar bem e ficar atento a qualquer tipo de mudanca pra nao sofrer serios prejuizos, e essas dicas colocadas aqui sao de grande importancia devido principalmente a forma clara com que sao escritas. Agora é so usa-las!!!

    ResponderExcluir
  33. Apesar da possível tentativa do governo em baixar a taxa de juros, o mercado financeiro não nos propicia a possibilidade benéfica de nos utilizarmos dessa taxa. No Brasil, não é interessante de forma alguma utilizar juros do cheque especial, cartão de crédito, empréstimo, para pagamento de despesas.O bom e velho pagamento à vista ainda é o mais vantajoso.Porém, se as pessoas possuem dívidas com taxas de juros altas para pagar, o mais correto é se desfazer de algum bem, quitar essa dívida, e aplicar o restante em investimentos de acordo com seu perfil. As propagandas fantasiosas, com parcelas “a se perder de vista” escondem intrinsecamente juros altíssimos, onde seria mais vantajoso poupar o dinheiro e pagar à vista do que se aventurar em altas taxas.

    ResponderExcluir
  34. Walter Hiroki Oshita31 de agosto de 2009 às 05:40

    Bom dia!
    Esse comentário é muito intessante e bom para todos nós, " A SELIC caiu e dai?", isso mostra a melhora na confiança financeira e monetária, representa taxa de juros menores e teoricamente financiamentos menores, mas como a fome das instituições finaceiras é grande e voraz, não vimos grandes mudanças em nosso cotidiano.
    Apesar da queda, ainda, nós brasileiros!... Achamos juros de 1%, 1,5%,2%, 9%,10%... baratos e continuamos a endividarmos, acreditando na vantagem supostamente encontrada, realmente saldar a dívidas e não cair em tentação com a frase: só isso de juros... e passar a interrogar porque os juros ainda continuam alto, mesmo com a SELIC mais baixa.

    ResponderExcluir
  35. Realmente os juros em nosso país são enormes, e a melhor forma de não cair neles, é tentar pagar a vista, sempre pedindo um desconto, pois para pagamento a vista a negociação sempre será mais vantajosa. Pois as formas de pagamento parceladas, é pura ilusão, para que o consumidor compre, não pensando no valor montante, e sim no que esta pagando mensalmente, e muitas vezes é um valor absurdo, o dobro do valor que seria o pagamento a vista. Pagamento a vista com certeza é a melhor forma, nem que tenha que guardar o dinheiro por mais tempo, esperar para realizar a compra, e comprar assim que tiver o dinheiro, e enquanto isso, deixar ele aplicado para render nesse período. Precisamos aprender a cuidar de nosso dinheiro e saber a gastar também para não pagarmos em nossas comprar mais do que elas valem, ou “muito” mais do que valem.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde profº,
    Achei muito interessante esse texto,muitos de nós não paramos ainda para pensar no reflexo que uma queda na taxa Selic, pode causar em nossas vidas. Isso porque, essa foi a quinta redução seguida do juro básico da economia.
    Mas apesar dos economistas mesmos estimarem que uma queda na taxa pode levar mais de um ano até provocar um estímulo efetivo no nível de atividade, ou seja, boa parte do impacto de uma queda da Selic ocorrida agora só será sentida em 2010, ano de eleições, agora é a hora de refletir no que pode ser feito! Para a quitação de dívidas é uma hora propícia; as compras à vista, muito mais vantajosas, e no que se têm para investir, valerá a pena ver as possibilidades, ciente dos riscos e não apostando em uma coisa só.

    ResponderExcluir
  37. A dica é:se você tem dívidas pague as já.Por que?Pelo simples motivo que as mesmas lhe tiram três vezes mais juros ao mês.Direta ou indiretamente a taxa selic influencia nossas vidas,devido ao fato de que ela serve de referência a todas as demais taxas da economia.Ela é utilizada para operações entre bancos,que quando querem tomar dinheiro emprestado de outros bancos oferecem títulos públicos.Isso significa que o risco fica sendo efetivamente para o governo e consequentemente afeta a economia influenciando as demais taxas.Por isto sendo direta ou indiretamente,ela sofre um efeito no bolso de cada um de nós.

    ResponderExcluir
  38. Olá Profº Rogério, gostei muito da informação, pois nem sempre estamos ligado no que está acontecendo com as taxas e cada vez mais pagando juros altíssimo.Eu fiz exatamente oque foi sugerido, peguei um dinheiro e quitei a conta do cartão de crédito que estava muito alto, quase virou bola de neve.
    Mas agora com o blog vou ficar atenta a todas as informações e colaca-las na prática.
    Valeu até mais...

    ResponderExcluir
  39. Como o Sr. sugere no texto o ideal seria se desfazer de algum bem para quitar a divida a vista , porem para muitos brasileiros (principalmente os mais individados) por não planejarem sua vida financeira preferem agir contrario a isso. É um ponto complicado.Que precisa ser bem analisado.

    ResponderExcluir
  40. Para quem tem recursos imediatos, sem dúvida a melhor opção é comprar à vista com um bom desconto, fugindo assim do elevado "spread" (diferença entre juros pagos para captar recursos e juros cobrados em empréstimos e operações de crédito), cobrado pelas instituições financeiras para obter maior lucro. Para quem pensa em investir , concordo que a melhor opçao hoje é a Poupança, podendo também investir em títulos públicos , que pagam exatamente a taxa SELIC, tendo um pouco mais de rentabilidade sem assumir alto risco.

    ResponderExcluir
  41. Realmente,uma ótima dica,mas nada melhor do que compras á vista,por ter um melhor poder de negociação.
    Gostaria de postar também uma notícia que li no terra,achei interessante.

    "A Anefac calcula que, com o corte da Selic, os juros do cartão de crédito cairão 0,37%, de 10,68% para 10,64% ao mês. Já o cheque especial, passará de 7,54% para 7,5% ao mês.

    Na modalidade de financiamento de automóveis por CDC, os juros médios cobrados pelos bancos irão a 2,74%, contra 2,78% antes do corte da Selic. O empréstimo pessoal em bancos passará de 5,3% para 5,26%. Já o crédito pessoal em financeiras cairá de 11,17% para 11,13% ao mês.

    De acordo com a Anefac, essa queda nas taxas representa, por exemplo, a redução de R$ 4,68 no valor total de uma geladeira com preço à vista de R$ 1,5 mil financiada em 12 vezes por crediário em loja, pois a taxa passa de 6,06% ao mês para 6,02%.

    Em outro exemplo, um empréstimo de R$ 1 mil por 12 meses em um banco tem uma redução de R$ 3 na prestação, com queda dos juros de 5,3% para 5,26%.

    Apesar disso, ainda segundo a associação, o efeito indireto do corte será maior, já que com uma taxa de juros menor, cai a rentabilidade dos bancos em aplicações em títulos públicos, "o que levará os mesmos a emprestar mais, provocando maior competição no mercado com efeitos nas taxas de juros das operações de crédito".

    ResponderExcluir
  42. Muito interessante! Agora que já aprendemos como investir nosso dinheiro, é hora de aprender como administrá-lo da melhor maneira. Então pelo que entendi, esse é o momento de utilizar nosso dinheirinho guardado e pagar dívidas. E a partir de agora pensar duas vezes antes de comprar parcelado. Se puder esperar para comprar, junte o valor que precisa para pagar a vista e ainda pode chorar por um descontinho! E o que sobrar é só INVESTIR!

    ResponderExcluir
  43. A respeito da SELIC ( Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), realmente é a hora de colocar um freio nas dívidas a longo prazo.É bom frizar que, muitos brasileiros não conseguiriam pagar todas as suas dívidas atualmente devido a extensas parcelas adquiridas,falta concientização no país.O legal neste texto é que me despertou cuirosidade sobre este tema e acabei descobrindo que quem administra a SELIC é o Banco Central juntamente com a ANDIMA. foi criado em outubro de 1979 e toda as transações são feitas eletronicamente.
    achei uma coisa interessante no site da andima:
    Participam do SELIC o próprio Banco Central, o Tesouro Nacional, as instituições financeiras e demais autorizadas a funcionar pelo BC, bem como fundos de investimento, entidades abertas e fechadas de previdência complementar, sociedades seguradoras, resseguradores locais, operadoras de planos de assistência à saúde e sociedades de capitalização, que se distinguem entre liquidantes e não-liquidantes por deterem ou não conta Reservas Bancárias.

    ResponderExcluir
  44. A redução da taxa Selic, no meu ponto de vista, se deu para aumentar a linha de créditos e consequentemente aumentar o consumo e os investimentos. Porém, como o texto em referência nos diz, por mais que a taxa selic seja a mais baixa da história, ela é uma das mais altas do mundo, atualmente fixada em 8,75% a.a., e a poupança, que rende algo em torno de 0,5% a.m., faz com que não seja viável a compra parcelada ou que assumamos empréstimos, nos esclarecendo as vantagens de usarmos nossas reservas para liquidarmos nossas dívidas.

    ResponderExcluir
  45. Ola Prof , como diz o texto esse é o momento exato para liquidar as dividas e pensar melhor ao fazer compras com parcelas a longo prazo. Pois embora a taxa tenha reduzido ela ainda continua sendo alta .

    ResponderExcluir
  46. Então, já que a Selic baixou, vamos pagar as dívidas, e ainda poupar. Mas, como pagar se a dívida do brasileiro é, na maioria das vezes, de longo prazo?
    Mas ainda assim é muito bom que a Selic baixou,quem sabe algum dia estaremos entre os paises com juros mais baixo?!
    Então, até lá: não preferir comprar a prazo, mas a vista e poupar um pouco mais!

    ResponderExcluir
  47. Bom, essa pode ser uma boa hora para quitar dívidas. Mas, por exemplo, eu conheço pessoas que fazem empréstimos para quitar cheque especial de banco, ou seja, quita uma dívida mas acaba entrando em outra. O negócio é saber o que e quando comprar (sempre pedindo desconto, é claro). Pagar à vista é o melhor jeito de não contrair dívidas, se não tiver o dinheiro e não for urgente, espere...

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde!

    Muito interessante este assunto, mas o mais legal é ter a oportunidade de quitar as dívidas. Uma boa alternativa mesmo para as pessoas que não tenham dinheiro em caixa, seria a renegociação da mesma, podendo quita-la, e passar a pagar um juros mais baixo.
    Mas para aquelas pessoas que tenham um bom dinheiro em caixa agora é a hora de quita-las, e se haver sobras investir

    ResponderExcluir
  50. Aparecida Camargo dos Santos31 de agosto de 2009 às 14:35

    Vamos aproveitar que a Selic abaixou e vamos quitar nossas divídas. Com a Selic baixa os bancos serão obrigados a baixar as taxas de administração cobradas em investimentos de renda fixa, CDB-DI entre outros investimentos mas não podemos esquecer que no momento o melhor investimento a ser feito é investir na Poupança;
    Os mais ousados investem em dólar, ouro e euros. Mas tudo que obtemos serve para um grande aprendizado, e se sabemos como funciona poderemos ficar razoavelmente bem de vida.

    ResponderExcluir
  51. Fantástico esse assunto professor...
    É! Seria bom para aproveitar e quitar todas as dívidas, mas para muitos é didícil, ainda mais depois da crise, onde muitos dançaram e o pior de tudo, quase todos sem dinheiro. Mas uma das soluções seria uma renegociação e antes de tudo, pensar muito antes de fazer uma dívida a longo prazo.

    ResponderExcluir
  52. Realmente as taxas de juros no Brasil são abusivas, mas não paramos para pensar o quanto uma diminuição de 0,5% pode ser significativa.

    É mesmo uma boa hora para saldar as dívidas e pensar em investimentos de renda fixa.

    ResponderExcluir
  53. Bom dia professor !

    Excelente a dica de liquidar as dívidas agora que a Selic caiu...
    Mas será que vale a pena mesmo se livrar de um bem pra liquidar uma dívida?
    Não seria o caso de continuar pagando a dívida como fizemos até hoje, e de alguma forma manter seu patrimônio valorizando?
    Dependendo do patrimônio, eu não me desfaço apenas para pagar dívidas.
    Temos que analisar duas coisas:
    Quanto o patrimônio valoriza, e pra quanto a taxa de juros foi com a queda da Selic.
    Dessa maneira é fácil saber o que vale a pena ou não.

    ResponderExcluir
  54. cintia souza sikva 070544121 de setembro de 2009 às 16:14

    A melhor coisa é liquidar todas as dividas antes que a tal cause impacto em nossos imvestimentos, uasr a inteligencia e preciso para tomar qualquer tipo de decisao seja ela de pequena como de grande porte.

    ResponderExcluir
  55. Boa noite professor Rogério!!!

    Pelo que entendí o spread bancário é diferença entre a taxa de juros que as instituições financeiras pagam na captação do dinheiro e a que cobram dos clientes, está caindo no Brasil em ritmo mais lento que o juro básico da economia (Selic). Segundo o Banco Central, o spread médio do sistema caiu de 30,5 pontos porcentuais em janeiro para 28,1 pontos em maio, ou seja, 2,4 pontos. No mesmo período, a Selic saiu de 13,75% para 9,25% ao ano, diferença de 4,5 pontos. Isso se deve à inadimplência, que ainda está em ascensão. Certamente esse é o momento de quitar as dívidas e aproveitar essa queda, já que esse fato podemos considerar sendo raro.

    ResponderExcluir
  56. Prof.. Achei interessante a idéia do blog, e com ctza a dica do texto foi boa.. porém, por enquanto, não vi a queda dos juros para nosso dia a dia, como cheque especial e cartão de crédito. Principalmente os cartões de crédito, que ainda estão com juros na faixa de 13 a 16% ao mês, mesmo patamar de quando a taxa selic estava em mais de 12%... Há alguma previsão (ou alguma esperança) de que os juros ao cliente comum (pessoa física) caia também (antes da taxa selic voltar a subir?

    ResponderExcluir
  57. Bom dia Profº

    Ótima dica.."pague jás suas dívidas". Mas de fato, para a maioria dos brasileiros quitar as dívidas e manter-se sem elas, é quase que impossível.Seja por falta de organização financeira ou de sobrevivência mesmo.

    Essa redução passou quase,se não totalmente despercebida aos olhos e vida dos brasileiros. Ao contrário dos bancos e afins, que estão aproveitando bem essa queda, uma vez, que o repasse dessa redução não se fez em sua totalidade.

    Aproveitar esse momento para quitar as dívidas, penso, que seja passar a viver e não mais sobreviver.

    ResponderExcluir
  58. Rogério, é fato que houve uma queda importante na taxa Selic nos últimos meses, mesmo que á influência no bolso do consumidor seja pequena na minha opinião, obrigado pela dica de investimento, pode ser uma boa hora para começar a ganhar dinheiro... grande abraço

    Ass. Thiago Miotto

    ResponderExcluir
  59. Professor...é dificil pra mim, falar sobre poupar, quando penso que sou uma pessoa extremamente consumista. Adoro comprar comprar e comprar... porém, vendo a situação em que nos encontramos hoje em dia, concordo que é hora de quitar as dívidas e começar a pensar mais no futuro. Esta sua aula, com certeza será a mais importante do curso pra mim...rsrs.

    ResponderExcluir
  60. Prof.Rogerio, me sinto muito lisongeada em participar de um blog onde traz muita informação e conhecimento.
    Quanto a dica no texto, acredito sim que devemos quitar as dividas e priorizar o que for necessário, procurar sempre antes de tomar qualquer decisão analisar os pontos fortes e fracos para não sair perdendo nunca, e se perder, não perder muito.
    Abs,

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde prof.
    Acredito que a queda na taxa selic não representara mudanças significativas para o brasileiro, afinal adoramos um carnezinho...rs
    O fato de muitos possuírem carnes com financeiras e bancos, faz com q a taxa de juros seja diferenciada, ou seja , não acompanha a queda da taxa selic, por isso não se vê mudança alguma. Essas taxas de juros são quase 10 vezes maior q a selic, o q deixa bem claro q o brasileiro so leva desvantagem ao entrar em dividas e financiamentos.
    Para aqueles que pensam em fazer um carnezinho so pq a taxa abaixou se enganam, pq a “vantagem” será de alguns centavos apenas. Bom seria se todos tivessem a consciência do valor de seu dinheiro e passassem a poupar e fazer suas compras a vista , brigando por descontos, assim conseguiria enxergar uma economia significativa para o seu bolso.
    Alem do mais, para quem consegue poupar, uma boa sugestão realmente é investir e conseguir garantir um lucro ainda maior, afinal dinheiro no bolso nunca é demais.

    Marina Sá

    ResponderExcluir
  62. Achei ótimo o texto.A maioria das pessoas não fazem idéia do quanto a taxa selic influi na nossa vida financeira. Quanto aos endividados, acho que seria interessante saldar as dívidas de longo prazo, no caso de não ter dinheiro na hora, uma boa sugestão seria fazer um empréstimo com juros menores e fazer o planejamento financeiro...também não adianta ficar só na teoria...tem que praticar...Abraços.

    ResponderExcluir
  63. Pois é Prof. é uma boa noticia, mas é uma pena que não influêncie em nada nas taxas bancarias como de emepréstimo. Mesmo que a selic estivesse com seus 0,5% como em Hong Kong, as instituições Financ. no brasil nunca iriam trabalhar sem um bom spread. e
    O Governo sim deveria averiguar o spread e reduzir as taxas dos Bancos para uma concorrência direta.
    Mas vale muito bem a dica para quem tem dívidas(todos), pois somos roubados aos nossos olhos e não fazemos nada, por isso devemos priorizar o que pagar primeiro até quitar sem sermos sugados pelos juros abusivos.

    ResponderExcluir
  64. E daí que a taxa básica de juros é o que norteia os rendimentos dos investimentos bem como os juros dos empréstimos.
    Se hoje temos uma queda da SELIC isso significa que os rendimentos pagos caíram e os empréstimos que adquiridos anteriormente estão hoje custando mais caro, por isso é conveniente sua quitação imediata.
    É claro que continuamos com uma das mais altas taxas, o que significa que para nós custa muito caro comprar a prazo.
    Essa é uma questão importante para que todos façamos antes de adquirir um financiamento, o prazo compensa os juros?



    Vanessa Viotto

    ResponderExcluir
  65. A questão é que brasileiro não pode ouvir falar de 10x "sem juros" e corre atrás do carnê, e a falta de inoformação para este tipo de assunto acaba deixando quem é pobre mais pobre ainda .. rs Obrigada pela dica. Abrçs

    ResponderExcluir
  66. Queria tanto quitar minhas dívidas!rs...
    Pelo menos nao estou fazendo dívidas novas, rs...
    Creio que este realmente é o momento de acertar as contas, já que, como ja foi dito, é algo raro de acontecer na economia brasileira.

    ResponderExcluir
  67. Realmente, essa queda histórica na taxa SELIC de um dígito deixa uma boa trilha para poder-se admitir e enumerar as dívidas existentes, para depois implantar um plano de ajustes no orçamento pessoal (até mesmo emergencial). Lembrando sempre que comprar nem sempre alivia as frustrações do dia a dia, imagino que o investidor brasileiro estará mais dinâmico em suas aplicações em renda fixa, mesmo sendo elas ainda significativamente rentáveis.

    ResponderExcluir
  68. Fazendo uma análise das notícias acima, concluo que a queda na Selic ao mesmo tempo que trás benefícios para o aumento do consumo, também faz com que tenha uma baixa atratividade de aplicações em papéis do Tesouro Nacional que são remunerados pela Selic, e com isso sobra um pouco de dinheiro para investimentos que deem melhor retorno que os juros oficiais, como é o caso do investimento nas ações da bolsa de valores e fundos, mas também precisamos ficar atentos no caso dos fundos com o spread bancário para não ficarmos com a ilusão que estamos ganhando quando na verdade quem está ganhando são os bancos, coisa muito comum em nosso país hoje em dia que os bancos precisam rever deixando seu conservadorismo na busca por lucros exorbitantes, pois desta forma todos nós perdemos, indústria, comércio, trabalhadores e os próprios bancos, que voltarão a operar com um volume menor de crédito, porque se continuar como está ninguém vai aguentar, e a corda vai acabar arrebentando, e como sempre para o lado dos mais fracos que somos nós os consumidores.
    Mas devemos tomar isso como um ponto negativo e devemos nos preocupar em encontrar estratégias adequadas para procurar invetir na bolsa de valores que tem grandes riscos mas também grandes lucros.

    ResponderExcluir
  69. É muito importante sabermos o que acontece no Brasil e no mundo, pois a partir daí poderemos nos planejar melhor e saber a hora certa de efetuar um pagamento ou um financiamento.Como citado no texto, mesmo com a queda da taxa Selic ainda pagamos a maior taxa de juros do mundo. Sempre que ouvimos que a taxa caiu ou aumentou, nunca paramos para pensar até que ponto isso nos afeta, se é bom ou ruim pra nosso país. por isso, precisamos estar sempre atentos e informados para aprendermos a hora certa de investir, pagar,financiar...

    ResponderExcluir
  70. Realmente os juros do nosso país são totalmente abusivos.
    Apartir do momento que a educação financeira dos brasileiros melhorar, acredito que além da inadimplencia cair, os empréstimos de bancos para pessoa fisica, se torne uma coisa de menos risco, podendo assim, facilitar ainda mais o crédito.
    Se o créito do brasileiro fosse usado para investir ao inves de consumir, em breve teriamos um país mais estavel financeiramente, e as pessoas conseguiriam caminhar melhor com o próprio dinheiro, ao invés de correr atrás do prejuízo.
    Enquanto isso não acontece, rezamos para a selic baixar e assim os nossos juros.
    Aproveitemos o momento.

    ResponderExcluir
  71. Como o prefessor ja disse, vamos aproveitar para pagar nossas dividas.
    Levando em conta que pagamos juros em tudo o que compramos a prazo ( e as vezes até no que compramos a vista, por não pedir o devido desconto )
    além do cartão de crédito atrasado e cheque especial, todos altissimos, a idéia de um empréstimo para quitar dividas no momento é uma boa idéia.
    Emprestar dinheiro para pagar cartão e cheque especial, sempre foi mais viável justamente pela taxa de juros,
    mas hoje em dia com esses juros mais baixos, é hora de aproveitar. Não estou falando para fazermos empréstimos para sair gastando,
    gastar o que não temos nunca é uma boa idéia, mas emprestar para pagar o que não pagamos no devido momento, aí sim...

    ResponderExcluir
  72. Quando ouvimos em rádio ou televisão que a taxa caiu a maioria de nós não sabe até onde isso afeta nossas vidas, porém, se estudarmos um pouquinho mais e nos aprofundarmos nas taxas e juros do nosso país poderemos entender o porquê disso tudo, se foi realmente necessáro ou não, entenderemos também a hora certa de investir, comprar, vender, pagar...

    ResponderExcluir
  73. Esse, realmente, é um bom momento para se pensar em arrecadar dinheiro investindo. Considero-o oportuno para investimentos de fundo fixo. Pessoalmente não optaria por investimentos de risco, considerando a volatilidade do mercado financeiro. Embora seja uma oportunidade singular.
    Entretanto, devemos pensar da mesma maneira que o fundador da TAM "A melhor maneira de se ganhar dinheiro é parando de perder". Aproveitar o momento para se quitar as dívidas fará com que o investidor economize, com isso poderá começar a gerar riqueza a partir daquilo que parou de perder com juros, revertendo os juros negativos para juros positivos.
    Também gostaria de salientar minha opinião para o fato de saber trabalhar com o dinheiro, ou seja, comprar a prazo ou à vista?
    O investidor deve se ater ao fato de que a resposta depende da situação econômica. Por exemplo, Comprar um carro quando se tem o dinheiro para comprar à vista não necessariamente é um bom negócio. A grosso modo: A concessionária pode oferecer um parcelamento sem juros para compras em até 12 meses, se houver uma administração eficaz do dinheiro, o investidor pode aplicar em algum tipo de fundo fixo e retirar mensalmente o valor das parcelas, com isso o dinheiro que antes iria pagar o veículo produziu um percentual monetário que antes não havia...
    Portanto, independente do período, o investidor deve ser muito criterioso e analista, de forma que saiba tirar proveito do mercado não caindo nas armadilhas do mesmo...
    Karin Garrido.

    ResponderExcluir
  74. Pois é professor, quem tem dívidas que paguem, quem não tem que não façam. Agora muita gente tem dívida e não tem o conhecimento ou não tem interesse do que a redução dessa taxa representa, como o proprio titulo diz "a taxa selic caiu, e dai? É uma pena, pois a tendencia de quem tem uma bela de uma divida são os juros o derrubar ainda mais!!! Na minha opinião desde o ensino medio deveriamos ter noções de administração, do que as taxas representam o que ela afeta em nossas vidas! Assim poderiamos ouvir bem menos "ah se eu soubesse antes"...

    ResponderExcluir
  75. Gregory
    E com certeza a melhor coisa agora seria quitar as dívidas e aplicar cada vez mais em fundos q são garantindo do que não aplicar em nada e futuramente ficando sem dinheiro..
    Cada vez mais sou a favor dos emprestimos desde q seja consignado--assim saldamos nossas dívidas não pagamos as taxas absurdas q são cobradas pelo mercado
    Abração galera...

    ResponderExcluir
  76. Pois é, a taxa selic caiu mais ainda continua sendo uma das mais altas no Brasil...sendo assim devemos mesmo ter precaução ao fazer novas compras no crediário. Guardar o dinheiro sempre é o melhor negócio, para quando quiser comprar algo, pagar à vista. O problema é que nem sempre as pessoas pensam assim, existe muita falta de informação. Enfim, eu já estou seguindo o seu conselho Professor...rs

    Talita Kriguer

    ResponderExcluir
  77. Acredito que o lema é: Polpar e comprar somente a vista, hoje e sempre!! Muitas vezes deixamos de fazer bons negócios ou pior, até levamos algum prejuízo por não termos aquele dinheirinho nas mãos para barganhar. E por esse motivo, pagamos as taxas de juros mais abusivas de todo o mundo.

    Infelizmente, os ganhos hoje mal são suficientes para a nossa subsistência, o que dirá para polparmos!

    ResponderExcluir
  78. olá professor achei a dica muito válida,porém acredito que já seja da cultura do brasileira, ter os famosos carnezinhos,rsr,brasileiro adora uma prestação, e quando tem um dinheiro a mais nem pensa em liquidar as dividas que fizeram a longo prazo.

    ResponderExcluir
  79. Olá Professor

    É ultimamente não devemos fazer divida mesmo, e sim pensar bem antes de comprar algo, devemos compra as coisa à vista, uma para não ter problema com perdas mais tarde, e outra que à vista sempre podemos dar um chorinho e ganhar um desconto, que com isso não vamos perder nada e sim ganhar nem quer saja pouco.
    Também concordo que quem tiver um dinheiro diposnivel deveria sim fazer um investimento de renda fixa, e aproveitar o momento de queda...Devemos sempre aproveitar as oportunidades com Inteligência, para termos sempre os retornoscom sucesso!!

    Dayani Regina

    ResponderExcluir
  80. A Taxa SELIC caiu e apenas a renda dos investimentos atrelados a ela que diminuíram, pois os juros praticados no mercado ainda continuam altos. Realizar financiamentos ou empréstimos ainda possuem taxas elevadas. Na hora de procurar um bom investimento analisar o período que vai mantê-lo, as taxas e tributos e avaliar o rendimento. Mesmo com um mercado volátil aplicações em ações continuam a ser um bom negócio observando-se que o ibovespa valorizou no ano quase 50% e a poupança e o cdi menos de 7%.

    ResponderExcluir
  81. Boa Tarde de Domingo Professor Rogério!

    O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil - COPOM FIXA PERIODICAMENTE a meta para a Taxa SELIC para fins de Política Monetária, por essa razão é tão importante estarmos de olho nela. A redução da Taxa SELIC nos proporciona visualizar a confiança financeira em que o país se encontra e devemos aprender a aproveitar ao máximo o que ela nos pode oferecer, como a dica dada pelo Senhor de pagar já as dívidas, pois, mais cedo do que se imagina essas taxas vão voltar a subir e a oportunidade de dar menos dinheiro ao governo explorador de taxas e impostos irá passar.


    Mônica Valini.

    ResponderExcluir
  82. A dificuldade do Brasileior é ter dinheiro. quitar as dividas e fazer um bom investimento pode ser o correto mas é p/ quem conhece o mercado e as ações. Como o Brasileiro tem preguiça de ler se atualizar, muitos preferem emprestar dinheiro pq acham q só assim tera alguma coisa, seja material ou não. Interessante é saber q se a selic cai,levaria a uma queda nas taxas de captação dos bancos e demais instituições financeiras. E assim teriam condições de cobrar menos pelos seus empréstimos. mas será q isto acontece?

    ResponderExcluir
  83. A melhor coisa a fazer quando a taxa Selic cai é pagar todas suas dívidas, se não tiver o dinheiro para estar liquidando as dívidas venda algum bem, com isso vc estará ganhando dinheiro. Agora se não tiver dívida, invista o dinheiro em algum investimento de renda fixa.

    ResponderExcluir
  84. Em primeiro lugar, antes de planejar em como quitar o que devemos, temos que controlar nossos impulsos em continuar gastando o que não temos. O povo brasileiro ainda não se acostumou a poupar e principalmente a deixar de lado os " carnês a se perder de vista" e pagar sim, à vista! Depois deste controle inicial, partiremos para um maior conhecimento sobre o mercado financeiro. Caso tenhamos um capital, devemos sim eliminar qualquer resquício de dívidas que possuam juros altos e não perder com isso. Caso não dispusermos deste capital e também não pudermos vender algo que nos pertence para quitarmos as dívidas, deveremos apenas seguir nosso rumo do dia-a-dia, mas de maneira coerente e concisa, procurando quitar de acordo com as possibilidades até alcançarmos o ponto de equilíbrio e mais tarde, um saldo positivo para futuros investimentos e negócios mais lucrativos pois, sempre há tempo de aprender a a lucrar.

    ResponderExcluir
  85. Segundo o que apredemos a Selic (sistema eletrônico de liquidação e custódia) é a remuneração que o tesouro paga pelos seus títulos, com a queda da Selic o governo perde, pois seus títulos ficam menos atraentes, mas por outro lado acaba ganhando pagando menos juros nas dívidas publícas. A estimativa de analistas é de que o ganho compensa. Estima-se que cada ponto percentual de redução da Selic (se mantida por um ano) significa uma economia de até US$ 15 bilhões na dívida pública.
    Então devemos com certeza seguir o conselho do prof. e aproveitar o momento para quitar as dívidas e poupar. Lembrando que comprar a vista é sempre a melhor alternativa.

    ResponderExcluir
  86. Apesar da taxa Selic cair, poucas são as pessoas que obtem este conhecimento, pela falta de hábito de ler a coluna financeira dos jornais! E quando pensam em saldar suas dividas, muitos bancos incentivam a emprestar mais e mais dando crédito para a população, principalmente para de de renda baixa, e tem um alto risco, com isso a taxa de juros é mais alta...

    Mais para todos que têm a oportunidade de saldar suas dívidas sem fazer mais... que aproveitem a oportunidade...

    ResponderExcluir
  87. O mal de todo brasileiro, é sempre aceitar todas as informações que lhes são passadas, sem ao menos avaliar qual o impacto da mudança em seu cotidiano. Pouquíssimas pessoas devem ter pensado em que a queda da SELIC pode lhe acarretar. No país em que vivemos, onde possui umas das maiores taxas de juros do planeta. Esta queda significa uma grande oportunidade. Pois, com a queda desta taxa que baliza as operações de juros cobradas pelo mercado facilitará o pagamento de dívidas, pois os juros destas operações serão menores.

    ResponderExcluir
  88. Acredito que seria um bom momento para saldar sim as dívidas, mas ficaria ainda melhor se não fizéssemos ainda mais dívidas. Fazendo as compras somente à vista e exigindo nos diretos de descontos nas compra à vista.

    Porque não podemos prever quando sofreremos outra crise.

    O pior é saber que a grande maioria dessas dívidas é de responsabilidade de pessoas que tem pouca informação e não sabem o momento certo para fazer um bom investimento e/ou negócio rentável, ou seja não sabem administrar seu dinheiro. De quem será a culpa?

    ResponderExcluir
  89. Eu acredito que a maioria das pessoas não estão realmente ciente do que uma baixa na taxa da SELIC significa, muitas até mesmo nem sabe o seu significado e a sua importância e influência na economia de um país. Sendo assim acho difícil as pessoas terem consciência de como agir diante de sua alteração. Em minha opinião o governo de deveria fazer mais uso dos meios de comunicação para conscientizar a população de que, juros menores significam mais dinheiro na economia, que significam aumento de consumo, que significam aumento da demanda por bens e serviços e como a oferta não aumenta proporcionalmente em relação à demanda, ocorre um desequilíbrio do mercado já que demanda maior que a oferta resulta em inflação levando a alta dos preços.

    ResponderExcluir
  90. Patricia Martins da Silva16 de setembro de 2009 às 12:04

    Apesar desta oportunidade de saldar as dívidas, resulta em bons resultados pára aqueles que estão bem informados e entendem do assunto, pois ao quitar as dívidas, o banco não fará muita questão de explicar todo o processo,onde muitos financiamentos gira em torno dos juros e não da quitação em si, trazendo lucro para a enpresas financiadora, não é de interesse deles que o cliente salde suas dívidas. E existem muitos contratos, os quais já vem se prevenindo de muitos descontos...

    ResponderExcluir
  91. Como já citado em varios comentários sabemos que o Brasil tem os maiores juros.Com essa queda da selic essa e a hora de quitar dividas e de preferencia evitar fazer novas e principalmente em longo prazo evitando de pagar juros altos.

    Talita Cardoso

    ResponderExcluir
  92. Imagino que a queda na taxa Selic deveria causar um efeito cascata mais expressivo do que realmente pode-se notar quando anunciam sua queda, porque além de não imediato, parece que as instituições financeiras não acatam o mesmo percentual, deixa o tempo rolar e a massa não reclama, talvez nem saibam pra que serve a tal Selic e continuam pagando altos juros no mercado financeiro ou lojas que vendem à crédito.

    ResponderExcluir
  93. Como estou meio desligado da internet nesses últimos dois meses, não consegui postar antes.

    O interessante é que nesse tempo a Selic se mantém baixa (em termos brasileiros), mas continua sendo a 4ª maior do mundo. Na minha opinião, a Selic é como um produto que é vendido aos bancos, pois como em alguns comentários anteriores, a selic caiu mas os juros bancários para os clientes finais ainda são os mesmos, onde o banco consegue "comprar" juros mais baixos e em sua prateleira de serviços, nada muda, mas sua margem de rendimento aumentou, como o cartão de crédito por exemplo, que quando a selic era mais alta chegava a 12,50% e hoje com a selic mais baixa, os juros do cartão está na média de 13,50%.

    Mas, com certeza já sentimos o efeito na hora de fazermos financiamentos de longo prazo, que em alguns caso está mais fácil e barato e claro a entrada de dinheiro no país, que aumentou muito em investimentos de estrangeiros.

    ResponderExcluir
  94. De fato, o momento para nós brasileiros é muito bom e oportuno. Após a turbulência do mercado financeiro nosso país está chegando a um novo patamar na economia mundial, sendo mais acreditado. Com a queda da taxa SELIC o melhor a se pensar fazer é quitar dívidas, não sabemos se haverá crise e aumento da taxa, portanto é melhor garantir, mas sempre negociando a menor taxa.
    A taxa de empregos vai subir e o dinheiro em circulação também. Quero chegar no ponto de que esse fortalecimento da economia nacional nos proporcionará taxas ainda menores, pois os fatores de risco econômico serão menores, com isso os bancos terão que baixar os juros, assim os financiamentos terão taxas menores. Aproveitar o momento, em todas as situações, seja na aquisição de novo bem através de financiamento ou na quitação de financiamentos antigos é interessante.

    ResponderExcluir
  95. Para muitas pessoas essa informação não tem muita valia, mas para nós é interessante viver este momento histórico de nosso país, isso mostra um forte crescimento da economia brasileira, permitindo a nós brasileiros quitação de dívidas, nos fornecendo mais e maiores créditos, ou seja, estamos começando a ganhar mais poder de barganha, seja na hora de comprar, seja na hora de pagar. Isso porque o momento nos está permitindo acumular mais riqueza. Quitar ou renegociar dívidas nos proporcionará ganhos futuros, as projeções são muito boas, e devemos nos preparar para os próximos anos de nossa economia. Investir é a palavra do sucesso.

    ResponderExcluir