quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Custo de Oportunidade

O chamado custo de oportunidade ou custo alternativo surge quando se opta, por exemplo, por determinada alternativa de investimento em detrimento de outras também viáveis. Sendo assim, representa o benefício que foi desprezado ao escolher-se uma alternativa em relação a outras. Portanto, se você escolhe algo ou obtém algo, obviamente terá que abandonar algo. Aquilo que é sacrificado chama-se de Custo de Oportunidade. Note que ao escolhermos algo, tendemos a olhar apenas para aquilo que foi obtido com a escolha, desconsiderando-se os benefícios que foram sacrificados pelo fato de não se ter escolhido outra alternativa. O conceito de custo de oportunidade está sempre presente quando a aceitação de uma alternativa exclui outras. Por exemplo: Dentre várias alternativas de investimentos, suponhamos que a mais óbvia e fácil seja aplicar recursos em um Fundo de Investimento DI de curto prazo, mas que em função de uma melhor remuneração opte-se por um fundo Multi-Mercado. Neste caso podemos dizer que o Custo de Oportunidade do dinheiro é a taxa de CDI – que foi preterida em detrimento de um rendimento melhor para o investimento. Outro exemplo: Se um investidor tem recursos aplicados em caderneta de poupança e decide aplicar tais recursos em títulos públicos, o seu custo de oportunidade será a taxa de remuneração da Poupança. Em linhas gerais, podemos dizer que teremos que fazer várias escolhas buscando melhores benchmarks para nossos investimentos. A cada nova escolha, teremos o desafio de buscar melhores oportunidades atreladas ao menor risco possível. Lembre-se do tripé Rentabilidade, Segurança e Liquidez. Qual é o seu Custo de Oportunidade? Estabeleça seu benchmark, ative sua Inteligência Financeira e Bons Negócios!

56 comentários:

  1. Existe um velho provérbio que diz: "não ha como perder o que nunca teve", mas o texto mostra que isso não é tão real. O conceito de custo de oportunidade mostra que quando você faz uma escolha você abandona os benefícios que poderia ganhar em outra, isso se torna irrelevante quando sua escolha se torna eficaz, mas se a escolha feita não for a correta com certeza sente-se muito esse custo de oportunidade. Isso leva você a analisar os benefícios, que ai sim você percebe que perdeu, então o jeito é analisar muito suas alternativas para escolher a certa, e não ter que ouvir um outro provérbio "não chore pelo leite derramado".

    ResponderExcluir
  2. Fala Professor!

    Ontém você pediu para lermos este texto e lembrei que no dia 10/09/09, eu ouvi na rádio CBN um comentário sobre o mesmo assunto, feito por Mauro Halfeld, que com certeza você o conhece.

    Vale a pena ouvir também!

    http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mauro-halfeld/2009/09/10/CADA-ESCOLHA-SIGNIFICA-UMA-RENUNCIA-CUSTO-DE-OPORTUNIDADE.htm

    ResponderExcluir
  3. o custo de oportunidade significa o que deixou de ganhar e um investimento para arriscar em outro, um exemplo claro é de uma pessoa que tem uma aplicação, quando se retira o dinheiro da aplicação para investir em um négocio se deixa de ganhar os juros neste caso os juros são os custos da oportunidade. pode ser que o negócio de certo e o retorno seja maior ou podemos perder dinheiro mas como saber se vai dar certo se não arriscar.

    ResponderExcluir
  4. O CUSTO DE OPORTUNIDADE

    Benchmark é uma expressão que, em finanças, representa algum índice ou preço de referência para a medição da performance média de um mercado ou de um ativo, exemplo, o CDI é um benchmark para o mercado de renda fixa no Brasil e o Ibovespa é o benchmark mais utilizado para fundos de ações ativos.
    Devemos estar sempre atentos para percebermos as oportunidades que nos cercam e fazermos uma avaliação para verificarmos aquela que será a melhor que irá nos atender naquele momento, tendo sempre consciência dos nossos recursos e de quanto podemos dispor em um investimento, para que não venhamos colocar em risco excessivo tudo o que temos.
    Resumindo, se você tem um perfil conservador que não gosta de correr risco você deve investir em poupança, o que não é um bom negócio, sendo ela atualmente um péssimo negócio.
    Mas se você tem um perfil arrojado e não tem medo de correr risco seu, desde que não venha a comprometer sua segurança financeira, você deve investir no mercado de ações onde as aplicações os rendimentos e ganhos são maiores, constituindo- se uma tendência que está em ascensão no mundo globalizado.

    ResponderExcluir
  5. Custo de Oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida. Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor que atribuímos à melhor alternativa de que prescindimos quando efetuamos a nossa escolha.
    O custo de oportunidade está, desta forma, diretamente relacionado com o fato de vivermos num mundo de escassez. De fato, é a escassez que nos obriga a efetuar escolhas o que implica prescindirmos de determinados bens quando optamos por outros e, portanto, implica a existência de um custo de oportunidade sempre que tomamos uma decisão.

    ResponderExcluir
  6. Pode-se imaginar o investimento a um carro. Quando se prefere o modelo econômico, ou famoso 1.0, opta-se por economia de combustível, autonomia, preço entre outras escolhas. Porém, ao se comprar um modelo mais caro, como por exemplo 1.6, abdica-se da economia, porém ganha-se em potência do motor, velocidade, conforto, sendo assim, a economia de combustível deixada para trás com o motor 1.6 é o custo de oportunidade. Por isso, talvez, usamos o termo pesar as escolhas, para ver qual delas vale mais a pena e faz com que tenhamos que abdicar menos ou as que nos fazem abdicar mais também nos fazem ter um retorno maior também, em outras palavras, Custo-Benefício.

    ResponderExcluir
  7. Simplemente “um custo de oportunidade é o custo resultante de uma alternativa à qual se tenha renunciado"
    Por isso é importante avaliar, ter um bom retorno, o custo de capital deve ser normalmente, utilizado como um ponto Todos os projetos com taxas de retorno superiores ao custo de capital são, presumivelmente, aceitáveis, enquanto que os com menores taxas de retorno devem ser rejeitados. No método do valor presente líquido, o custo de capital é utilizado com a taxa de desconto aplicada nos fluxos de caixa do projeto analisado. Se o projeto assim descontado tem um valor presente liquido positivo, ele deve ser aceito. Se seu valor presente liquido for negativo, quando descontado ao custo de capital, isto significa que ele não cobrirá seus custos de financiamento e deve ser rejeitado.
    Esses métodos de utilização do custo de capital podem levar, algumas vezes, a decisões incorretas, devido aos pressupostos dos métodos de taxa de retorno e do valor presente líquido, especialmente em relação ao reinvestimento ou financiamento

    ResponderExcluir
  8. Em geral custo da oportunidade é algo que renunciamos à medida que fazemos escolhas, ou seja, se temos uma aplicação conservadora temos a segurança e a liquidez quase que preservada, ao se escolher um investimento mais agressivo optamos por mais volatilidade, onde corremos o risco de obter altos ganhos ou prejuízo significativos, este é o preço da oportunidade, ou ficamos com a segurança do investimento mais conservador ou optamos pela volatilidade de um investimento mais agressivo, o que define o custo da oportunidade é o perfil do investidor se ele é mais conservador ou agressivo.
    Quando você definir quais destes investidores tem mais a ver com o seu perfil: conservadores, moderados e dinâmicos (ou agressivo). Você também estará definindo a sua estratégia de investimentos e conseqüentemente terá um custo de oportunidade ao seu redor.

    ResponderExcluir
  9. Escolha... O custo da escolha.
    Economicamente falando, podemos voltar alguns semestres e entender, basicamente, através dos fundamentos da economia que o homem possui necessidades ilimitadas e que os recursos do mercado são escassos, dada a escassez de recursos cria-se as necessidades de escolhas, como por exemplo, o que produzir? Como produzir? Enfim... Em nosso caso poderíamos pensar em: No que investir e como investir.
    Nesse mundo mercadológico não é diferente, pois estamos constantemente "escolhendo" onde iremos pôr nosso dinheiro, Qual será o investimento mais rentável...
    Portanto, ao escolher investir o dinheiro devemos pensar no todo, ou seja, analisar o que se está deixando de ganhar com a escolha feita e não pensar só que vamos ganhar. Assim, ponderando, conseguimos avaliar qual o ganho real.
    Hoje, invisto meu dinheiro em conhecimento, meu custo de oportunidade é permanecer cerca de 4 horas por dia, 5 dias da semana, durante 4 anos dentro de uma universidade, abdicando de muitas outras coisas, atreladas ao lazer, para dar fundamento ao investimento. Contudo, no longo prazo o retorno dos recursos investidos será satisfatório, me permitindo novas escolhas...

    Karin C. Garrido.

    ResponderExcluir
  10. Custo de Oportunidade é quando você obtem algum investimento tendo que abrir mão de outro. Ou seja você deixa de investir em uma oportunidade correndo o risco de se dar bem ou não em outra. Assim tendo que analisar para ver qual dessas oportunidades vale mais a pena.

    Talita Cardoso

    ResponderExcluir
  11. Quando falamos em sacrificar algo para se obter outra, e quando esse algo envolve o nosso dinheiro, realmente devemos ficar bem atentos a essa escolha, pois, a escolha errada pode custar caro! Mas muitas vezes a "não escolha", por medo de se arriscar pode custar mais caro ainda.
    Investir é sempre um risco e cada um escolhe o risco que quer correr, o importante é não deixar de investir e buscar sempre por melhores oportunidades.

    ResponderExcluir
  12. Custo de Oportunidade

    Custo de Oportunidade é aquele investimento que eu tenho e por alguma oportunidade nova que vi no mercado financeiro de ganhar mais dinheiro do que a minha aplicação atual, me leva a abandonar essa aplicação atual e me aventurar em outra com um ganho maior.Ou seja Custo de Oportunidade é aquele investimento que eu tinha e por motivos maiores descartei ou seja deixei de ganhar seus benefícios para me arriscar em outra aplicação.

    ResponderExcluir
  13. Entendo que Custo de Oportunidade é o custo total de alguma escolha, Se você tem duas coisas pra fazer com o seu dinheiro, e escolhe uma, a outra passa a ser um custo da que você escolheu. Isto é fator que acontece sempre na vida das pessoas mas elas não cabam se atentando que esta praticando o CUSTO DE OPORTUNIDADE, muitas porque nem tem o conhecimento deste termo.

    ResponderExcluir
  14. Laura Muniz dos Santos27 de setembro de 2009 às 11:54

    Na vida tudo tem um custo, seu prós e contras,e no âmbito financeiro tal fato não deixa de ser uma realidade.
    Quando se fala em custo de oportunidade na área financeira,isso implica em quanto você quer ganhar e ao mesmo tempo o quanto está disposto a perder em um investimento. Por exemplo, se você investir em ações, poderá obter um rendimento astronômico, porém está sujeito a perder todo o dinheiro aplicado. Aí está um claro exemplo de custo de oportunidade.
    Em contraponto, você pode investir seu dinheiro na poupança,não estará sujeito há variações de rendimento, porém a rentabilidade será baixa.
    Portanto, primeiramente você deve avaliar o quanto está disposto à perder:o seu custo de oportunidade. Após ter definido isso, se tornará bem mais fácil optar por um tipo ideal de aplicação para o seu perfil.

    ResponderExcluir
  15. Custo de oportunidade é o custo de algo em termos de uma oportunidade não exercida. Ou seja, o valor associado à melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois se você escolhe uma, vai recusar as outras.
    Portanto, o custo de oportunidade tem que ser avaliado, pois é fundamental em qualquer operação econômica, ainda mais quando não estão explícitos valores financeiros, o que pode levar a uma ilusão de que se obtiveram benefícios sem qualquer custo.

    ResponderExcluir
  16. Quando fazemos escolhas, inevitavélmente sempre deixamos de ganhar algo com a escolha que foi deprezada, porém cabe a nós, analisarmos o negócio que mais se mostrar lucrativo, pois o custo de oportunidade sempre irá existir diante das escolhas que tivermos de fazer.

    ResponderExcluir
  17. O custo de oportunidade é extremamente importante sobretudo no cálculo do preço de venda dos produtos pois ele é colocado no DRE (demonstração do resultado economico).Vale ressaltar que foi estudado por Miller em 1981 aonde criou o "modelo de comportamento racional" que consiste na forma sistemática e coerente por onde as pessoas optam ; além de enfatizar que “o custo tem um significado muito especial em Economia, significa apenas uma coisa - o custo de oportunidade.”

    ResponderExcluir
  18. Olá Prof.
    o custo de oportunidade realmente é delicado porque as vezes não estamos certos de que a escolha que optamos é a melhor, na maioria das vezes fazemos escolhas do inavestimentos baseado em experiencias de pessoas proximas e não no que será melhor para a nossa sitiação, a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar.

    ResponderExcluir
  19. É realmente custo de oportunidades é meio dificil de se comentar, pois nada mais é uma atitude que tem que ser pensada bem antes de ser tomada, pois não é facil sacrificar algo para obter outra, mais se tivemos a certeza que estamos certos e q vamos obter sucesso... não devemos pensar mto... pois não é sempre que temos uma oportunidade.. Mais sempre lembrando cuidado pois sempre podemos ter ilusão com algumas coisa....

    Daya

    ResponderExcluir
  20. o custo de oportunidade é invitável em nossas vidas, sempre temos que fazer escolhas, essas podem vir recheadas de supresas,quando fazemos escolhas temos que abrir sempre "mão de alguma coisa", analisando sempre a relação risco*retorno, ora escolhemos o mais seguro, ora o que obtemos com maior retorno, esperando aquele "friozinho na barriga" ou a segurança desejada, qualquer que seja, haverá o peso do custo de oportunidade inserido. Como na Lei da Economia, não dá pra ter as duas coisas ao mesmo tempo...

    ResponderExcluir
  21. Quando realizamos uma escolha, provavelmente estaremos abrindo mão de outra.No entanto no ato dessa escolha pesamos nosso custo/oportunidade, e escolhemos a qual se apresenta mais viável para nós, tanto a curto prazo como no longo prazo.Mas enfim é inevitável ganhar sempre...

    Tatiana Fernandes

    ResponderExcluir
  22. Em geral, fazemos nossas escolhas considerando unicamente os benefícios que a nova escolha deve trazer e desconsideramos aquilo que perdemos ao optar por um e não outro.
    A cada investimento, isso não é diferente. Toda escolha tem um preço, e, o investidor que olha para o mercado e escolhe dentre tantas opções de investimento a que tenha maior retorno (se este for o objetivo) deve estar ciente dos riscos e ainda de quais investimentos abriu mão e qual seria seus benefícios.
    Em suma, cada escolha feita, outra oportunidade é deixada para trás, então antes de escolher devemos analisar os riscos, retornos, objetivo do investimento, se o mesmo será de curto ou longo prazo e ainda qual o custo de oportunidade, ou seja, qual beneficio que foi deixado para trás.

    ResponderExcluir
  23. Em minha opinião o custo de oportunidade deve ser medido de acordo com o retorno esperado, pois algumas vezes se abre mão de um investimento de menor rentabilidade com maior segurança, por rentabilidades maiores, porém de maior risco. Desta forma o custo está diretamente ligado ao retorno, pois maiores retornos requerem maiores riscos e o investidor deve estar financeira e psicologicamente preparado para assumí-lo.

    ResponderExcluir
  24. A vida é feita de escolhas, que implicam em ganhos e perdas.
    É preciso analisar bem os benefícios e o prejuízos antes de tomar uma decisão para que ela seja mais acertiva possível.

    ResponderExcluir
  25. Toda vez que optamos por um tipo de investimento,temos que levar em consideração o quanto estaríamos ganhando em outro tipo de investimento. Mas também devemos analisar quais são os riscos de cada um deles.
    Na verdade, nem sempre fazemos dessa maneira.
    Muitas vezes optamos por negócios incríveis logo de cara e esquecemos de levar em conta os outros tipos de investimentos que estamos abrindo mão.
    Comprar um imóvel e alugar, ou aplicar esse dinheiro na poupança ou em algum fundo de investimento? Dúvidas que surgem e respostas que devemos procurar.
    Levar em conta a valorização de um investimento antes de aplicar nosso dinheiro, sem dúvida nenhuma, é tão importante quanto saber exatamente o quanto você ganhou no período investido.

    ResponderExcluir
  26. A todo momento, todos os dias, nós fazemos escolhas, que nem sempre resultam como o esperado. Quantas vezes nos pegamos pensando "porque fizemos isso e não aquilo?". Pois é, no mundo dos negócios não é diferente, ha sempre um risco.
    E o custo da oportunidade normalmente só é percebido quando percebemos que o caminho que deixamos de seguir ou o investimento que deixamos de fazer, parece mais rentável.
    Para evitar arrependimentos, o melhor é analisar bem todas as alternativas, e mesmo assim não existem garantias de satisfação.

    ResponderExcluir
  27. Custo de oportunidade, é algo que todos passamos a vivenciar quando devemos comprar, aplicar ou qualquer que seja a nossa transação financeira a realizar, pois temos que fazer escolhas entre dois ou mais itens/benefícios/serviços e com as escolhas já feitas, podemos ver que muitas vezes o que acabamos deixando para trás poderia ser ou não uma melhor escolha. Mas o custo de oportunidade é inevitável por isso devemos prestar atenção avaliar os pros e contras do investimento a fazer, para que obtenha o sucesso e que a escolha seja satisfatória.

    ResponderExcluir
  28. Custo de Oportunidade é o custo associado a uma escolha ou uma renuncia você deixa de ganhar em um investimento seguro, porém lento e com um retorno baixo e investe em outra oportunidade melhor, uma oportunidade mais arriscada e arrojada, porém com um retorno maior. Ou seja, o custo de valor que atribuímos à nossa melhor escolha. Sempre devemos estar atentos as oportunidades ao nosso redor, mais sempre com cautela para não perdermos tudo o que temos em um pequeno deslize...

    ResponderExcluir
  29. Custo de Oportunidade é um investimento que fazemos, e as vezes temos que pensar onde investimos para não quebrar a cara, e as vezes temos oportunidades que se tem retorno rapido, mas depois de algums tempo perde dinheiro rapido, temos que fazer boas escolhas .

    ResponderExcluir
  30. Aparecida Camargo dos Santos28 de setembro de 2009 às 13:23

    Custo de Oportunidade
    Quando acreditamos em custo de oportunidade devemos ter a consciência que quanto mais não arriscarmos mais terá dificuldades de obter algo. Custo de oportunidade é o custo de algo em termos de uma oportunidade não exercida. Traduz o valor associado à melhor alternativa não escolhida. Num processo produtivo, o custo de oportunidade de um fator correspondente ao melhor ganho que se poderia obter utilizando esse fator em vez de outra atividade que não a produção da firma. O custo de oportunidade é um conceito fundamental para ser aplicado em análise econômica de qualquer projeto. Já o custo contábil considera os preços de todos os fatores efetivamente pagos.

    ResponderExcluir
  31. Pâmela Desiree/ADM 7ºB

    Nunca tinha parado para pensar no custo de oportunidade.
    Na maioria das vezes tomamos decisões em nossas vidas somente olhando para o ganho que teremos,dificilmente olhamos para o que teremos que abrir mão.
    De acordo com o texto o custo de oportunidade lhe permite tomar decisões mais conciêntes, pois fica claro que terá de abrir mão de algo para uma tomada de decisão.
    Acredito que no mercado financeiro o custo de oportunidade deva ser um fator constante nas tomadas de decisões.

    ResponderExcluir
  32. O Custo de Oportunidade, em minha opinião, é o custo associado a uma determinada escolha, ou seja, o custo de oportunidade representa o valor que atribuímos à melhor alternativa de que prescindimos quando finalizar a nossa escolha.
    O custo de oportunidade pode ser também visível numa situação de escolha entre presente e o futuro. Perco hoje (presente), mas posso rever muito mais em longo prazo (futuro). Mas para isso é preciso ter o domínio de determinadas situações.

    ResponderExcluir
  33. O custo de oportunidade representa o valor relacionado a melhor alternativa não escolhida. Quando tomamos determinada escolha, deixamos de lado as demais possibilidades, pois são exclusas, (escolhe uma para recusar outra).
    Então avaliar o custo de oportunidade é fundamental em qualquer operação econômica, ainda mais quando os valores não estão aparentes, como os preços, o que pode levar a uma ilusão que se obteve benefícios sem qualquer custo.

    ResponderExcluir
  34. De fato, precisamos de uma análise de viabilidade diligente para minimizar o resultado negativo que pode ter o custo de oportunidade, pois o desconhecimento de outras alternativas pode nos levar a crer que estamos fazendo o melhor investimento, quer seja de tempo, recursos materiais, financeiros, etc.
    É bom ter em mente que quanto maior a gama de opções, mais seleta será a escolha.
    Uma vez feita essa escolha, devemos nos empenhar e fazer o melhor possível, de certa forma, deixando de lado o custo de oportunidade do negócio que deixamos de optar.

    Rogério Nascimento 7ºBCN

    ResponderExcluir
  35. Toda escolha que fazemos traz consigo suas consequencias. A alternativa escolhida impede o usufruto da outra que não foi escolhida. Avaliar o custo de oportunidade é fundamental para tomar a melhor decisão financeira.

    ResponderExcluir
  36. O Custo de Oportunidade é um risco que corremos ao escolher algo, é preciso uma análise minuciosa (a viabilidade) antes de se optar entre qual dos dois caminhos pretende seguir para não se arrepender quando olhar pra trás, ou às vezes o medo de ter feito a escolha errada ou a menos benéfica prefere nem olhar.

    ResponderExcluir
  37. O custo de oportunidade é a escolha que não foi feita, ou seja, renunciar algo após muito pensar, e ficar com a "melhor" escolha, para ter bons rendimentos e poucas perdas, ou, nenhuma perda. Na dúvida, melhor escolher a qual perde menos, para que uma vez escolhida, deixe de vez a ser custo, e sim somente oportunidades...

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Profº

    Basicamente podemos dizer que é a opção de partirmos para um novo negócio, afim de ganhar mais ou pelo menos perder menos.

    ResponderExcluir
  39. Muito interessante o texto, pois convivemos com o custo da oportunidade diariamente em nossas vidas, seja fazendo opções de investimentos, escolhas profissionais e demais. É o risco pela renúncia da opção que você não escolheu.

    ResponderExcluir
  40. O custo de oportunidade é um termo tão profundo que pode ser utilizado em qualquer coisa que possa receber uma definição de valor. Do mesmo modo em que a renuncia de uma aplicação em caderneta de poupança pode implicar em uma aplicação em títulos do governo, a mesma pode ser resultado de um gasto inadiável e imprescindível.

    ResponderExcluir
  41. Olá Professor!
    No mundo da economia e no dia-a-dia fazermos escolhas a todo o momento, por essa razão devemos saber o que realmente estamos procurando ou necessitando antes de fazermos entre uma escolha ou outra. A relação custo-benefício é muito variável de pessoa para pessoa, pois a visão de melhor escolha é muito particular uma vez que existam pessoas que gostam de arriscar mais e outras menos.
    O custo de oportunidade nada mais é do que trocar algo bom por um ainda melhor, mesmo que para isso haja sacrifico de um investimento seguro, por exemplo.

    Mônica Valini

    ResponderExcluir
  42. É muito importante pensar nesse custo, e ainda analiza-lo sempre, pois não se deve observar apenas, onde estava seu dinheiro e onde voce colocou, mas sim, os outros lugares que voce poderia ter colocado. Se voce tirou seu dinheiro da poupança para investir numa ação, o custo pode ser a rentabilidade da poupança, mas se voce ficou em duvida entre uma ação e outra, vale se atentar para ver se a outra não foi mais lucrativa do que a sua escolha. O custo pode ter sido a rentabilidade da poupança, mas devemos sempre estar atentos ao macro ambiente justamente para percebermos outras possibilidades e oportunidades.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  43. O custo da oportunidade, mesmo que não conhecido dessa forma é algo que assusta alguns brasileiros.
    O povo brasileiro é acostumado com a segurança da caderneta de poupança, e não costuma reclamar do seu baixo rendimento, por isso, esse custo de oportunidade, de ter que tirar o seu dinheiro da poupança para investir em algo de maior rendimento com mais risco, parece um custo muito alto. A segurança e a idéia de ''ter dinheiro guardado'' é mais aceitavel do que colocar
    suas economias em risco, mesmo que pequeno.

    ResponderExcluir
  44. Quando fazemos uma escolha,deixamos outra, e até mesmo os benefícios que viria junto. É muito difícil fazer essas escolhas, embora sempre nos perguntando: será que fiz a escolha certa? E é inevitável não fazer escolhas em nossas vidas, só que em algumas perdemos, em outras não...

    ResponderExcluir
  45. Estamos sempre fazendo escolhas, principalmente as economicamentes, claro sempre pensando que a nova escolha é melhor, mas muitas vezes deixando de analisar se é rentável ou não, que é errado pois uma decisão não acertada pode custar algum dinheiro a menos nos investimentos.E ai a necessidade de analisar a melhor opção para aquela que oferece mais lucro e menos riscos.

    ResponderExcluir
  46. "Escolhas Implicam em renúncias, ao optarmos por um caminho estamos automaticamente renunciando o outro" Ou seja, qualquer decisão que façamos estamos renunciando algo, e deixando de ganhar. Aquilo que deixamos de ganhar, é o custo de oportunidade. Logo, antes de tomarmos qualquer decisão, principalmente financeira - investimento, não podemos avaliar só o que vamos ganhar, e considerarmos também o que deixamos de ganhar - que estamos renunciando. Com base nisso, optar para o mais viável"

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Quando realizamos uma escolha, deixamos de lado outra oportunidade, a qual pode ser melhor ou pior que aquela que optamos por realizar. Dessa forma, quando falamos em investimentos financeiros é fundamental analisarmos o custo de oportunidades, para assim tomarmos a melhor decisão.

    ResponderExcluir
  49. Toda que vez que escolhemos algo temos que ser prudente e analisar até quando é viável essa decisão, pois ao abrir mão de um investivento para outro além do custo de tarifas, existe a possibilidade do investimento não obter o retorno esperado, por isso antes de toda decisão a ser tomada tem que se olhar o negócio como um todo e não somente como uma parte.

    ResponderExcluir
  50. Conhecimento é a alma do negócio, é a sua garantia de estabilidade, segurança e bons negócios. Com estrutura sólida de estudos e experiências vividas, o investidor tem know-how para entender e balancear suas escolhas nos investimentos e seus devidos custos de oportunidades, sem ter a sensação que entrou num barco furado. Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor que atribuímos à melhor alternativa de que prescindimos quando efetuamos a nossa escolha. Fazer uma escolha significa ao mesmo tempo renunciar a outras possíveis escolhas e sendo assim, o mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida. Acertadas ou não, as escolhas fazem parte do nosso caminho e as consequências de cada uma delas, são inevitáveis.

    ResponderExcluir
  51. O custo de oportunidade é sinônimo de escolhas, ou seja, ele nada mais é que renunciar algo para ariscar outro, ou seja, o custo de oportunidade representa o valor que atribuímos à melhor alternativa de que prescindimos quando efetuamos a nossa escolha. No entanto, se analisou e ponderou os riscos e vê se numa situação favorável, deve-se arriscar, pois a probabilidade de ganhos podem ser maiores.

    ResponderExcluir
  52. O legal do termo "custo da oportunidade" é que pode ser usado em várias ocasiões e que, se pensarmos bem, fazemos isso o tempo todo: na escolha de um novo emprego por exemplo, quando há uma nova oportunidade disponível, você escolhe se fica em sua empresa atual ou vai para a nova, onde há muito mais benefícios mas há muita rotatividade de pessoal. Tudo é questão de escolhas de acordo com nossas prioridades: estabilidade, rentabilidade, etc.. No caso do mercado de capitais você também tem que pensar em suas prioridades: quer arriscar, então não espere estabilidade, mas pode esperar por muito dinheiro....ou não.

    ResponderExcluir
  53. Bom devemos sempre estar atentos aos custos de oportunidades quando vamos fazer qualquer negócio, na troca de um carro, numa apicaçào financeira, na troca de um emprego ou em qualquer outra situção para não haver arrependimento e depois ficarmos pensando porque não fiz de outro jeito. Mas a vida é cheia de escolhas mesmo resta nos saber qual escolher.

    ResponderExcluir
  54. O custo de oportunidade, na economia, representa o custo associado a escolha medido em termos de melhor oportunidade perdida.
    Aponto a ligação do custo de oportunidade ao fato de vivermos num mundo de escassez, isso faz com que frequentemente optemos por mudanças. visando maiores lucros.
    Cito o consumo presente e o consumo futuro para elucidar o custo de oportunidade. O consumo presente é o que eu tenho ($), o consumo futuro é o que eu espero ter, ou seja, a poupança. Hoje eu abdico o meu consumo para consumir no futuro, com isso terei lucro gerando riqueza através de investimento.
    Portanto, em qualquer transação financeira estudar o custo da oportunidade perdida é de fundamental importância para nós futuros investidores, uma vez que pensamos em colher bons frutos num futuro não muito distante. Planejar embasado no custo de oportunidade é estratégico.

    Sérgio B. L. Junior

    ResponderExcluir
  55. O custo de oportunidade é o custo da escolha não exercida.
    O custo de oportunidade de um capital seria o valor que ele geraria em termos de remuneração se este estivesse em outra aplicação.
    Porém não necessariamente, o custo de oportunidade é o custo da escolha, devemos pensar economicamente, visto que se trata de escolhas em função da escassez, quando um investimento não me gera lucro devo procurar um novo investimento, talvez menor no início, porém vislumbrando o futuro. O meu custo de oportunidade seria um percentual de ganho menor por um determinado período, pois o novo investimento está em ascenção, enquanto o que o antigo chegou no seu apogeu e brevemente estará em queda, com ganhos menores. Assim, considero que haverá escassez de recursos e busco novas oportunidades.

    Tania H. Jamal.

    ResponderExcluir
  56. O custo de oportunidade é o custo da escolha não exercida.
    O custo de oportunidade de um capital seria o valor que ele geraria em termos de remuneração se este estivesse em outra aplicação.
    Porém não necessariamente, o custo de oportunidade é o custo da escolha, devemos pensar economicamente, visto que se trata de escolhas em função da escassez, quando um investimento não me gera lucro devo procurar um novo investimento, talvez menor no início, porém vislumbrando o futuro. O meu custo de oportunidade seria um percentual de ganho menor por um determinado período, pois o novo investimento está em ascenção, enquanto o que o antigo chegou no seu apogeu e brevemente estará em queda, com ganhos menores. Assim, considero que haverá escassez de recursos e busco novas oportunidades.

    Tania H. Jamal

    ResponderExcluir