segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Temporada de Férias

Mais uma vez estamos na temporada de férias! E é exatamente nesta época que devemos parar, refletir e planejar sobre como será financeiramente nosso ano de 2010. Qual será nossa estratégia financeira? Para entender melhor, primeiramente é importante definir o que seria “estratégia”. Aproveito a pesquisa bibliográfica realizada durante meus estudos para utilizar uma definição particular, fruto de minha dissertação de mestrado, que trata a estratégia como sendo o ato de “planejar, decidir e agir sobre os recursos disponíveis - sejam recursos humanos, físicos, tecnológicos ou financeiros, preparando-nos para os desafios existentes num ambiente de concorrência”. Ou seja, você tem que ter conhecimento total sobre sua situação atual para poder elaborar uma estratégia vencedora. Você deve conhecer seus pontos fortes e pontos fracos. Precisa definir valores e criar metas para poder alcançá-los. O quê fazer? Como chegar onde quero? Poucas pessoas respondem a essas perguntas sem terem estudado muito. Parecem questões simples, porém, muitos se perdem e sofrem as conseqüências de uma estratégia mal elaborada ou pela inexistência da mesma. Vamos começar o ano tentando responder às seguintes questões: 1) Como tenho agido em relação às minhas metas financeiras? 2) Possuo algum tipo de estratégia para atingir tais metas? 3) Quais são meus pontos fortes? 4) Quais são meus pontos fracos? 5) Como tenho me relacionado com o dinheiro? Parecem questões fáceis, contudo, tente respondê-las com sinceridade! Você irá descobrir algumas coisas das quais não gostará, bem como outros aspectos que poderão surpreendê-lo. Lembre-se: Ninguém obtém sucesso financeiro sem uma estratégia. Então, Ative a sua Inteligência Financeira e bons negócios!

Um comentário:

  1. Muitas pessoas aproveitam as férias para deixar de lado a dieta e acabam ganhando alguns quilinhos extras ao final do tão esperado período de descanso anual. Mas, se você, além de abandonar a dieta, também costuma deixar de lado o seu planejamento financeiro, então é bom se preparar, pois isto pode acabar comprometendo seu orçamento durante o ano todo.
    Planejar um orçamento pode parecer ultrapassado, mas esta é a principal recomendação dada pelos melhores economistas e vale a pena!

    ResponderExcluir