Quais são os passos para um investimento de sucesso? O Primeiro Passo é possuir um Objetivo para o Investimento! Quando se poupa, existe sempre algo que se pretenda fazer ou conseguir com aqueles recursos. Pode ser realizar uma viajem, comprar um imóvel, complementar a aposentadoria, pagar os estudos de um filho, garantir o sustento em caso de desemprego ou doença, entre diversos outros. Isto possibilita determinar as características do investimento em diversos aspectos, principalmente quanto ao horizonte temporal e o nível de exposição quanto às incertezas do mercado financeiro. Qual a necessidade de liquidez para esta aplicação? Quanto eu posso expor a perdas no curto prazo e/ou em situações extremas? O Segundo Passo é estabelecer a Política de Investimento! Isto significa escolher quais os meios que se devem ser utilizados para alcançar o objetivo do investimento. Deve existir uma aderência lógica entre a política de investimento e o objetivo. Se esta poupança tem por finalidade pagar uma operação cirúrgica da qual depende a vida do investidor, a política de investimento deve eleger políticas de baixíssimo risco, mesmo sacrificando a rentabilidade. Não existe espaço para opções mais ambiciosas. Se o objetivo é pagar a faculdade de um filho que ainda nem nasceu, a política de investimento pode eleger instrumentos de maior negociação risco/retorno, pois existe tempo para experimentar perdas no curto prazo e recupera-las mais adiante. Alem de relacionar os instrumentos que poderão ser utilizados como CDB, ações, fundos de renda fixa, fundos de ações, fundos mistos, fundos de derivativos, fundos cambiais, etc. devem-se determinar qual será a concentração máxima em cada ação. Quanto maior a diversificação, menor o risco. Terceiro Passo: Realizar a Escolha! Quem serão os parceiros para investimentos e quais dos produtos previstos na política de investimento devem ser definidos nesse momento.
Parceiros são os bancos e intermediários com quem o cliente ira trabalhar. Na escolha dos parceiros, é fundamental que o banco forneça todas as informações a disposição do investidor. Não basta que os funcionários tenham profundo conhecimento sobre as alternativas de investimento. É necessário que eles coloquem esse conhecimento a serviço do investidor, sempre com clareza, permitindo que ele faça as opções e diferentemente do rei que entregou a sorte de sua fortuna aos seus súditos, defina o risco que quer correr.
Provavelmente o primeiro passo para um investimento de sucesso seria descobrir se você é "dono ou escravo do dinheiro".
ResponderExcluirO dr. Roger Henderson, um pesquisador na área de saúde mental no Reino Unido, recentemente criou o termo "doença do dinheiro" para se referir a sintomas físicos e psicológicos apresentados por pessoas que estão estressadas por causa do dinheiro.
No relatório The Meaning of Money, pesquisadores notaram que algumas pessoas são fortemente motivadas pelo dinheiro. Isso pode causar estresse e comportamento neurótico. Em contraste, eles acrescentam:"Aqueles que administram seu dinheiro com cuidado sentem-se no controle de sua situação e tem sentimentos positivos sobre si mesmo.
(Despertai/março/2009)
Levando em consideração o texto mencionado e o efeito que o dinheiro causa nos menos preparados, é de grande ajuda estabelecer prioridades, avaliar se os riscos do investimento são condizentes com a situação pessoal de cada um, e principalmente ter uma visão longânime, pois não dá para colher os frutos sem ao menos seu plantio.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ muito importante definir seus objetivos, metas de longo e curto prazo, suas prioridades e parceiros, mas, mesmo assim como saberemos se são investimentos de sucesso, tratando-se de um mercado de riscos, onde quem arrisca mais nem sempre ganha. Acredito que o ideal seja um investimento a perder de vista, mas sem perder o foco, seu objetivo e continuar trabalhando, sem esperar por um milagre de que as ações nunca cairão.
ResponderExcluirTambém é importante ressaltar a importância de que sejam tomadas as precauções necessárias, tanto antes, quanto ao longo do investimento. A reputação das instituições envolvidas, os custos incidentes, registro na CVM (Comissão de valores mobiliários) são informações indispensáveis na hora de se tomar uma decisão. Uma vez tomada todas as precauções também é importante saber se o seu perfil é do tipo conservador, moderado ou arrojado, para assim escolher o tipo de investimento mais adequado para você.
ResponderExcluirCabe ressaltar que qualquer investimento feito tem relação com risco X retorno, ou seja quanto maior o risco maior será seu retorno. Mas é claro que em qualquer destes, temos que definir nosso objetivo se o insvestimento que estamos fazendo será de curto, médio, ou longo prazo, isto caberá a cada um dos investidores decidir, mas lembrando que para ter sucesso é preciso primeiro estudar, pesquisar, conhecer o mercado, assim sendo você poderá controlar suas ações no decorrer do investimento.
ResponderExcluirHoje as possibilidades de investimento, do pequeno ao grande poupador, são muitas, cabe escolher a que mais atenda sua necessidade/perfil.
Alex Genesi.
Um investimento de sucesso depende muito do ponto de vista de cada investidor. Alguns se satisfazem com ganhos de 2% ao mês, outros com 20%. O mercado é diversificado e oferece vários tipos de aplicações para todos os perfis de investidores (desde ações cujo valor oscila diariamente, até letras do tesouso nacional que apresentam riscos "zero").
ResponderExcluirMas ainda observamos que os brasileiros têm um certo receio em investir. As pessoas costumam ver o investimento apenas como uma relação entre o que se pode perder e o que se pode ganhar, temendo os riscos que cada tipo de aplicação apresenta. Porém, desconsideram o maior de todos os riscos: NÃO INVESTIR.
Nenhum tipo de investimento - desde que bem planejado, oferece riscos maiores de perda do que permitir que o dinheiro se desvalorize com o tempo, ficando vulnerável às taxas de juros e alta dos preços.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOutro fator importante nesse momento de incerteza no mercado, é manter a calma e não mudar estratégias por ganancia.
ResponderExcluirUma manobra mais ousada num período que parece mais convidativo da bolsa e voce pode perder muito dinheiro.
É importante informar-se sobre os custos (taxas e impostos) dos produtos a serem investidos. Pois nem sempre um produto com rentabilidade maior apresenta um ganho maior para o investidor comparado a produtos de menores rentabilidades, já que as taxas e o imposto de renda podem influenciar no rendimento.
ResponderExcluirPara se ter sucesso em um investimento devemos analisar o passado e as tendencias das diversas opções de investimento que temos no mercado, decidir se o investimento e de curto ou longo prazo e não ter medo de arriscar pois só assim teremos sucesso, quanto maior o risco maior pode ser o retorno.
ResponderExcluirO investimento deve ser feito de acordo com o perfil de cada pessoa, pois existem pessoas mais conservadoras que muito provavelmente não arriscariam seu "suado" dinheiro em investimentos de alto risco. Porém são essas mesmas pessoas que ao final de uma vida inteira de trabalho reclamam ou ficam enciumadas porque pessoas que talvez tenham se arriscado durante suas vidas em investimentos de risco possuem hoje uma quantia financeira considerável.Por isso, as metas são realmente extremamente necessárias e junto com elas quanto se está disposto a ganhar ou perder.Deve-se ressaltar que um investimento, diferentemente de uma aposta na loteria, está cercado por conhecimentos sobre o mundo, sobre o mercado e demais aspectos que devem ser levados em consideração ao se fazer um investimento.
ResponderExcluirPensar com cuidado para ter controle das emoções, agir racionalmente e saber que nossos maiores inimigos são o “medo” e a “ganância”.
ResponderExcluirSaber que podemos errar também, mas devemos tentar recuperar a perda ou ate mesmo se começar a vir dias ruins, sair fora somente com uma perda pequena do que passar anos do lado errado.
O grande erro da maioria das pessoas é pensar no curto prazo, escolhas seguras, recusa em procurar assistência ou aceitar assistência demais.
Todos conservadores ou não sabemos que quanto maior os riscos maiores também serão os retornos.
ResponderExcluirO que deve ser levado em consideração ao decidir investir e já ter definido seu objetivo, estabelecido sua política de investimento e realizado sua escolha através da orientação dos parceiros que nos auxiliam, é procurar antes se informar sobre o investimento que escolhemos, como taxa, impostos e rentabilidade versus retorno. Devemos fazer isso deixando nossas emoções de lado agindo menos por intuição e mais através de técnicas e conhecimentos adquiridos em livros, revistas e jornais sobre assunto.
Todos devemos ter conciência que não existe investimentos que fazem milagre, pois em todos existem riscos, alguns mais e outros menos, e que nunca iremos somente ganhar, por isso ao devemos entender do assunto para sabermos até quanto podemos perder, mas lembre-se isso não quer dizer que irá somente perder, quer dizer que após ter tidos muitos ganhos saber identificar a hora certa de resgatar seu dinheiro para não perder muito daquilo que já ganhou, lembrem se sempre da figura no caso da bolsa de valores do touro que simboliza a força de impulsão dos ganhos para cima em contraste com a do urso que simboliza a impulsão para baixo, e é pensando neles que devemos procurar o equilíbrio para nos tornarmos mestres no assunto.
Devemos pensar com cuidado, agir com cautela quando vamos investir; muitas pessoas hoje em dia não pensam a longo prazo, quando ganham um determinado dinheiro, acham que devem torrar tudo de uma vez, mas a principio não e desta forma que devemos agir. Temos que ter em mente que devemos agir com a razão e não com a emoção.
ResponderExcluirPara que não venhamos a errar temos que conhecer o mercado, ambiente como um todo e não só uma parte.
Antes de começar a investir, é necessário conhecer profundamente qual o risco/retorno que trará,afinal encontramos vários tipos de investimentos, tais como fundos, poupanças, cdb, titulos, imóveis, etc. Só assim que estiver completamente seguro, comece a aplicar,analisando e entendendo possíveis mudanças na rentabilidade de seus investimentos, afinal, ferramentas é oque não faltam, constando inúmeras informações sobre!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHoje estamos na era do consumismo, onde o crédito fácil é uma armadilha que leva os consumidores conpulsivos ao endividamento, gastando muitas vezes mais do que ganham.
ResponderExcluirO maior desafio é a mundança de atitude, poupar é um ato de sabedoria para quem quer ter uma vida próspera. Então o primeiro passo é administrar bem suas finanças, separando sempre uma parte de sua renda para investir, em seguida é preciso traçar um objetivo, estudar qual o melhor investimanto ou seja aquele que irá atender suas necessidades, sejam elas de curto ou de longo prazo.
Bom, concordo plenamente em se ter objetivos antes de definer qual será seu investimento, e para que ele seja um investimento de sucesso.
ResponderExcluirNo entanto acredito que, quando traçamos objetivos a longo prazo é necessário ter flexibilidade para mudar de planos no meio do caminho,pois em um mercado com grau de risco elevado e muita competitividade, a mudança de planos poderá ser o sucesso de seu investimento.
Antes de qualquer coisa, o investidor tem que se conhecer antes de pensar em fazer qualquer tipo de investimento.
ResponderExcluirPor exemplo, pessoas que não tem muita paciência, dificilmente se dariam bem com um investimento de longo prazo. Há tembém aqueles em qualquer aperto vai buscar o dinheiro guardado ba poupança, enquanto poderia ter feito de uma maneira melhor sem precisar gastá-lo, assim o propósito de guardar dinheiro já era.
A maioria dos investidores (principalmente pequenos) agem mais com a emoção do que com a razão.
Outro grande problema dos investidores é a falta de conhecimento, pois eles pensam nos lucros que podem obter, mas se esquecem que às vezes a proporção de perda é mesma dos lucros.
As decisões financeiras são como a vida,às vezes temos que percorrer caminhos longos para conquistar algo mais do que conquistaríamos com caminhos relativamente curtos. Algo com o que as pessoas não estão acostumadas a lidar, mas sim com a satisfação imediata.
O investimento nos traz a noção que o resultado pode ter dois lados, o ganho e a perda, para se ganhar é preciso saber esperar o dinheiro trabalhar por você, geralmente são feitos em longo prazo, onde requer a disponibilidade do dinheiro investido, e a paciência do investidor, um exemplo são investimentos em ações, onde temos que saber que quando as ações estão baixas é a hora de comprar e quando sobem está bom pra vender. Mas quem não espera é chamada de especulador, muitos deles correm o risco de perda, pois não acreditam no longo prazo ou não tem paciência e com isso vêm as perdas.
ResponderExcluirInvestimento de Sucesso é aquele que pode ser traduzido e definido num simples fato "Lucro". É extremamente importante se ter em mente que Lucro bom é aquele que esta no seu e não no bolso dos outros, por isso cautela, determinação, paciência, ousadia, oportunismo além de muitas análies são alguns pontos para se obter sucesso nos investimentos.
ResponderExcluirPara começar a investir no mercado financeiro é preciso cautela, pois existem varias opções de investimento, e muitas delas com risco, um bom começo e com segurança é a poupança, para quem gosta de ousar um pouco mais é bom conhecer todos os riscos, de preferência com a ajuda de um profissional. Um ramo em que se ganha muito dinheiro é o imobiliário, e não existe tanto risco como numa aplicação bancaria.
ResponderExcluirPara obter um investimento de sucesso, antes de tudo é preciso definir quanto quer ganhar? E Quando? Definindo seus objetivos e metas.
ResponderExcluirPartindo destes princípios iremos fazer uma pesquisa de mercado, onde iremos conhecer quais são os mais seguros, quais irão lhe dar o retorno que procura e quando precisa! Nunca se esquecendo que quanto maior o risco, maior será seu retorno.
Também é importante ressaltar que por ser um mercado incerto, temos que agir com cautela, muito conhecimento e aprender técnicas, para que com o decorrer do tempo saibamos tomar decisões corretas, como: quando comprar e quando vender! Pois nessas transações podemos acabar perdendo muito dinheiro ou até mesmo tudo.
Caso ocorra uma perda no meio do caminho, não devemos “chorar pelo leite derramado”, devemos lutar para não perder mais ou para recuperar o que se perdeu de alguma outra maneira.
Quando se fala em dinheiro, finanças, é preciso ter sangue muito frio, para analisar bem o investimento, pq às vezes a emoção de definir um Objetivo pode fazer com que vc queira busca-lo de qualquer maneira e venha se arrepender futuramente, Em Mercado de ações é um investimento de risco, que não tem retorno garantido e as performances passadas não são garantias de resultados futuros. Acredito que para um investimento de sucesso vc deve conhecer muito bem como esta o mercado para não investir errado. Pq sabemos que é importante definir um objetivo, traçar metas mas, se não tiver o conhecimento e controle de suas emoções pode não ser legal, Mas entraremos na questão quem não arrisca não ganha. E quem busca encontra, sendo assim penso que o conhecimento e a persistência em um investimento pode trazer sucesso
ResponderExcluirNão existe investimento livre de risco. Em qualquer oportunidade aberta para se fazer um investimento rentável você terá a possibilidade de sofrer uma perda no investimento. Até com tipos de investimentos ditos “seguros” - como exemplo a poupança - existe o risco dos juros não acompanharem a taxa da inflação - e você perde com isso. Se você procura retornos maiores nos seus investimentos, saiba que quanto maior o retorno, maior o risco. Não tem como evitar alguns riscos, e é importante ter isso em mente desde o começo.
ResponderExcluirQuando se trata de finanças é preciso aprender a ter sangue-frio para fazer a análise imparcial dos investimentos. Por causa de razões financeiras e emocionais, você pode não agir racionalmente. Se você não controlar suas emoções, pode ter fracasso em suas contas. Nos investimentos a longo prazo você precisa ter paciência e disciplina, sobretudo nos momentos em que seu investimento "parece" desvalorizar. Entenda e acredite que seus dois maiores inimigos são o pânico e a ganância.
Investimento é algo que deve ser analisado e planejado em bases muito sólidas, pois existem vários investimentos no mercado que são muito atrativos, mais que muitas pessoas não analisam as letrinhas menores em baixo do anúncio e acabando agindo por impulso e tomam decisões erradas.
ResponderExcluirA analise do risco x retorno tem que ser feita sempre ciente de qual o prazo que deseja receber o retorno, para conciliar as probabilidades existentes com o Capital a ser investido.
O cuidado com a ambição desenfreada também é essencial pois mercado financeiro vive de variações devido os “especuladores”, então atenção redobrada para não transformar o sonho de uma riqueza em uma desilusão.
O dinheiro deve trabalhar pra nós e não o contrário, não devemos ser escravos e correr atrás dele como se fossemos ratos em suas corridas intermináveis.
ResponderExcluirPensar no futuro, traçar metas, planejar investimentos faz com que o dinheiro se perpetue e promova uma vida futura mais tranquilha.
Devemos analisar o mercado e sair da bolha que "nos" envolve e estar atentos a toda e qualquer mudança no mercado mundial, pois são esses fatores que nos nortearão a optar por tal investimento.
Riscos ocorrem, mas como o velho ditado diz:
QUEM NÃO ARRISCA NÃO PETISCA.
Quando pensamos em investimento, temos que ter a consciência que só teremos retorno a longo prazo, portanto deve-se levar em consideração vários fatores para que possamos evitar perdas, porém sabemos que quanto maior o risco maior será o retorno. Para isto devemos desenvolver um planejamento adequado para que o investimento possa trazer bons resultados.
ResponderExcluirPara se obter sucesso numa aplicação financeira, é preciso saber analisar todos os tipos de aplicações e seus riscos.
ResponderExcluirO dinheiro é´, sem dúvida, muito importante para nós, e sabendo aplicar e utilizá-lo da melhor maneira, teremos um futuro melhor garantido.
Além do planejamento para o investimento, o poupador deve obter informações de cada tipo de investimento para identificar qual será a melhor opção que atenderá a sua necessidade. O texto diz que o parceiro pode dar a assistência necessária, porém na prática isso nem sempre funciona. Já tive negociações com funcionários de banco que estavam mais focados em "empurrar" o investimento e produtos de seu interesse, geralmente para bater metas. Para evitar este tipo de inconveniência, prefiro obter informações de investimentos por meios próprios para, pelo menos, saber o que conversar no momento da decisão de investimento.
ResponderExcluirSem duvidas um planejamento prévio é essencial para um investimento de sucesso. Estudar as opções avaliando os potenciais riscos e retornos, buscando informações "quentes", e adequando o investimento a seu objetivo de ganhar dinheiro, com certeza é o diferencial entre os bons e maus investidores.
ResponderExcluirPara a realização de investimentos é necessario definir os objetivos e traçar as metas, incluindo dessa forma o risco/retorno.
ResponderExcluirAgir com cautela e ter o dom da "paciência".
No entanto as pessoas não são acostumadas a investir e sim a emprestar.Afirma-se o comentário com base na maioria da população.Os brasileiros não são estruturados a tal ponto, ou seja não detem um conhecimento a respeito do assunto.Como podemos ver em propagandas, a maioria afirma "credito fácil...", do contrário não se vê...
E quando se fala em investir, sente-se um certo receio pelas pessoas, no entanto deve-se trabalhar esse lado, ensina-las a investir...
Tatiana Fernandes
Para se ter um investimento de sucesso, é fundamental fazer um planejamento e traçar metas de acordo com seu perfil. Há quem prefira se arriscar mais, no entanto há quem acredite que o melhor investimento é aquele que vai deixá-lo dormir tranqüilo, não colocará em risco a saúde financeira e vai financiar todos os seus objetivos.
ResponderExcluirMas acredito que para encontrar o investimento certo é preciso primeiro fazer a lição de casa, ou seja, conhecer a si mesmo como investidor e a onde é que se quer chegar, verificando a sua tolerância ao risco, o prazo do investimento, e seus parceiros na hora de agir, como cita o texto.
Ingrid Battaglin
É necessário primeiro definir em que perfil de investidor você se encaixa (impulsivo, que busca retorno rápido, assumindo maior risco, ou mais calmo, que atua com a razão) e assim definir qual investimento vai atender suas expectativas. Além disso estar atento as mutações do mercado, pois isso pode definir o sucesso ou o fracasso de seu investimento.
ResponderExcluirUm investimento de sucesso depende de vários passos. O mais importante deles é identificar o perfil do investidor. Depois é fazer os cálculos de quanto está disposto a investir por um determinado periodo e o que fazer com o rendimento.Em alguns casos talvez não se tenha o objetivo, mas o fato de investir já abre novos horizontes. Aplicando de forma correta, o sucesso será uma consequência.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHoje realmente verificamos uma busca constante pelo aumento ou até mesmo pelo acúmulo de capital, de maneira desordenada jamais conseguiremos tal proeza. Portanto precisamos saber qual é o verdadeiro mativo do investimento, o propósito, pois assim fazendo poderemos calcular uma aceitabilidade para um maior ou menor risco. Saber a maneira, a parceria em que a faremos é da extrema importância, precisamos estar concientes dos possíveis acertos e erros que poderam surgir, portanto é essencial o proficionalismo, acredito que não temos espaço para "amadorismo". E por fim a decisão de onde aplicar.
ResponderExcluirFicou muito claro e bem explícito a seqüência lógica utilizada pelo Profº Rogério em seu Blog, de tal forma que com a determinação do objetivo, o estabelecimento da Política de Investimento, claro que tendo tudo a ver com o objetivo pré-estabelecido, casando o curto/ longo prazo com o alto/baixo risco e a realização da escolha, teremos um investimento com grande sucesso e no fim do terceiro passo, haverá êxito com realização do objetivo. Porém, se analisarmos um passo anterior ao 1º, que não é o passo nº 0, mas sim aquele onde, para poder poupar, é preciso haver a sobra do recurso, pelo menos no modo grosseiro de se pensar, vejo que este é o passo mais complicado, onde 99% das pessoas não conseguem administrar nem seus próprios recursos. Esperamos aprender muito neste semestre, como administrar nosso recursos financeiros, tanto pessoal quanto o de uma organização, já que o sistema base deve ser o mesmo.
ResponderExcluirCada investidor deve fazer a escolha de acordo com seu estilo, pode ser desde arrojado à concervador, tudo depende da relação risco/retorno que cada investidor está disposto a arriscar, ora é claro que quanto maior o risco o investidor espera o retorno maior, mas dependerá do montante e de suas expectativas.
ResponderExcluirAcredito que a palavra chave seja "decisão", decidir onde investir, qual retorno, qual o risco que deseja assumir, o se pretende ter boas noites de sono ou profunda angústia ao ver o sobe desce oscilante de gráficos e índices. Não podemos esquecer da emoção encontrada nesse "jogo de estratégia", onde o futuro desejado está incluído!...
Acredito que permanecer estático é muito simples, o resultado pré-estabelecido, mas será que não está nao hora de movimentar?
O importante para um investimento de sucesso é o conhecimento, saber seus limites e anseios, um investidor de sucesso é aquele que sabe utilizar as informações e as ferramentas para realizar tal operação, uma das maiores dificuldades para conseguir um investimento de sucesso é traçar uma estratégia. E mais difícil do que traçá-la é segui-la. Antes de começar a investir trace uma meta,quanto de dinheiro eu posso perder? Uma das que devemos fazer a nós mesmos antes de tomar qualquer decisão de investimento, a fim de se evitar equívocos que poderão ser prejudiciais ao nosso investimento.
ResponderExcluirOutra boa forma de investimento, no meu ponto de vista, seria a aquisição de imóveis, tendo em vista que é uma alternativa relativamente segura de investimento diante das incertezas, sejam elas políticas ou econômicas. Porém, se precisarmos transformar o referido imóvel em dinheiro, com certeza encontraremos certas dificuldades para sair do investimento. Para alcançar bons resultados com a compra de imóveis, é imprescindível que sejam avaliados vários aspectos, como a sua localização, por exemplo, se pode vir a valorizar o imóvel com o passar do tempo. Outra forma de garantir uma renda fixa com a aquisição de imóveis é a sua locação, que lhe renderia algo em torno de 2% do valor venal do imóvel por mês, segundo informações do CRECI-SP. Se desejamos um investimento onde seja fácil a sua conversão em dinheiro e que também ofereça um risco mínimo, o melhor investimento seria a Caderneta de Poupança, que oferece um retorno de investimento baixo. Agora, se queremos um melhor rendimento, uma boa opção seriam os fundos de renda fixa, que oferece uma taxa de risco maior. Enfim, não têm como definir qual investimento é melhor. Cada pessoa têm seu próprio perfil que, na minha singela opinião, é o que indicará o investimento adequado para cada caso.
ResponderExcluirFalar sobre investimento é complicado para pessoas que como eu, somos leigos no assunto.
ResponderExcluirMas, além de ter de definir metas e objetivos para escolher qual melhor tipo de investimento se encaixa ao perfil, conhecer riscos, situação de mercado entre outros conhecimentos específicos, mesmo assim estamos sempre sujeitos a perder ou a ganhar. Podemos assim dizer que o sucesso de um investimento, além de conhecimento, muitas vezes depende de intuição ou sorte da pessoa que investe.
O investidor precisa ser uma pessoa extremamente atualizada,pois qualquer problema economico ou político já refletirá em suas aplicações, de forma benéfica ou maléfica.è necessário uma pessoa equilibrada e estrategista pois eventuais problemas devem ser avaliados muito bem antes de qualquer ação precipitada.O investimento nunca deve ser direcionado a um fundo apenas pois isto aumenta o risco de perdas.
ResponderExcluirO investimento deve ser feito com muito cuidado pelo investidor, pois para se ter um investimento de sucesso o investidor deve estudar muito, pesquisar o mercado, saber realmente os riscos que cada aplicação pode apresentar. Muitos não investem por falta de conhecimento e medo de arriscar seu dinheiro em investimento de alto risco.
ResponderExcluirPara obter um investimento de sucesso e obrigatorio ter conhecimento sobre o Mercado Financeiro,e nao ter medo de arriscar ,também é preciso estar atualizado e saber analisar que tipo de investimento pode aplicar,fazendo que se obtenha lucro.
ResponderExcluirPara ser um investidor de sucesso é necessário algumas diretrizes: Saber qual fundo investir, qual é o seu capital, o tempo de investimento (curto, médio ou longo prazo) e descobrir se você é um ivestidor tradicional ou se é um investidor de riscos. è necessário também ter informações e estratégias para poder investir, caso contrário poderá ocorrer prejuízos com o montante investido!
ResponderExcluirPara obter um investimento de sucesso e obrigatorio ter conhecimento sobre o Mercado Financeiro,e nao ter medo de arriscar ,também é preciso estar atualizado e saber analisar que tipo de investimento pode aplicar,fazendo que se obtenha lucro.
ResponderExcluirContinuando e complementando o texto a cima depois de definir qual seu perfil de investidor, ou seja, poupança para um filho, pagar os estudos dele, problemas de saúde, você saberá se seu tempo é de curto ou longo prazo como foi falado no texto. Com isso em minha opinião você pode definir o risco que você pode correr. Sempre antes de entrar no mercado, vale sempre estar atento a algo simples como: “Quais ações pretendo comprar?” e então fazer um estudo dela pelo menos nos últimos 6 meses a 1 ano. Sempre fazer anotações sobre informações disponíveis em fontes confiáveis como: Ex: Jornal Valor Econômico e a partir dessas informações traçar uma meta e investir se valer a pena. Sempre lembrando que nunca deve-se colocar “todos os ovos em uma só cesta”, ou seja, investir uma quantidade que não trará grandes perdas financeiras que podem prejudicar sua vida ou de sua família, não fazer compras por impulso porque seu “amigo” falou que tal ação será valorizada.
ResponderExcluirQuando a informação sobre qualquer tipo de investimento estiver sendo muito especulada, é porque a fase de ganhar provavelmente já acabou ou está acabando, ou seja, se investir agora provavelmente estará comprando de alguém que investiu antes e está ganhando agora em cima de você.
O mais importante é fazer um bom planejamento de metas, analisar pontos como risco/retorno conhecendo assim o tipo de investimento e o mercado a ser investido, e ficar atento a possiveis oscilações do mercado,e sempre investir em ramos diferenciados. Poupar e Investir é o momento !
ResponderExcluirInvestimento, palavra hoje muito comentada em diversas etapas da vida ou em qualquer meio social, creio que o mundo vê seu dinheiro de forma diferente, quando sobra e quando está se passando por dificuldades, mesmo com riscos ou diversos meios de aplicações é importante investir para o futuro e para o presente, pois o consumismo é o principal concorrente do investimento se não se aplica o que lhe sobra ou que lhe tem, é sim sem sombra de dúvida refletido sobre o que terá no dia de amanhã.
ResponderExcluirGanhar dinheiro! Com toda a certeza é algo que todos que tem pleno conhecimento da falta q o mesmo atras quer. Antigamente acreditavasse que ter um bom emprego era algo de maior importancia e o que nos trazia melhor retorno financeiro...hoje podemos ver que apenas trabalhar nem sempre é o bastante a não ser que vc seja dono da Vale, e ainda assim vc corre o risco de se dar mal com as quedas das ações da mesma. Então qual seria nossa melhor opção? Procurar algo que pudessemos ter um retorno no futuro? Começarmos desde cedo a planejar o que iremos querer mais a frente? Independente do que escolhemos a primeira coisa que temos que fazer é estudar as opções que temos e ver em qual nos sentimos mais seguros e confiantes, logico que se tivermos alguém que possa nos dar uma luz tudo passa a ser mais fácil. Querer crescer não é egoismo é direito de todos.
ResponderExcluirOla Prof, quando c fala na palavra investimento já associamos com espera de algum tempo para desfrutar deste dinheiro investido q pode ser de curto prazo para aqueles q tem urgencia na liquidez mas tambem com um risco mair e os de longo prazo para aqueles que não querem correr riscos maiores e não tem grandes urgencias, mas para ambos necessita de um estudo sobre onde ira invertir seja de longo ou curto praso uma pessoa opta por uma cardeneta de poupança quando para ela seria melhor investir em ações, mas por falta de conhecimento ou uma boa orientação acaba aplicando seu dinheiro de forma errada, no Brasil são poucos q sabem aplicar bem seu dinheiro, será q isso faz parte da cultura ??
ResponderExcluir"Dinheiro pra que dinheiro?? Se ela não me dá bola..." huahua... É complicado, pois quem não tem muito dinheiro investe na poupança, até mesmo por não conhecer as outras formas de investimento e ter a certeza de que a poupança é um investimento seguro e sem riscos. O problema é que quem tem dinheiro, também ultimamente tem investido na poupança deixando de lado as ações, capitalizações e etc., pois por causa da crise (a famosa bolha), muitos perderam e ficaram com medo de perderem cada vez mais...
ResponderExcluirMas porque não se arriscar?? Quem tem dinheiro investido em ações não pensa em resgatar tão cedo, e tomando a atitude desvairada de perder o seu dinheiro acaba resgatando-o e tulmutuando-o nas poupanças e até mesmo colocando dinheiro de baixo do colchão.
O problema é que quem tem dinheiro, quer sempre mais dinheiro... E quem não tem, apenas quer manter o seu pouco, com o pouco que a poupança lhes oferece.
Como diria o profº., o problema das pessoas é não ter a famosa "paciência" dona de todas as coisas, pra esperar essa situação toda se acalmar e continuar suas aplicações normalmente, fazendo nosso mercado girar... Sem estresses, porque dinheiro será sempre dinheiro e nada mais além disso...
Todo investimento requer a determinação de um objetivo, que determinará o grau do risco e do retorno. Cabe ao investidor estabelecer se o objetivo é de curto ou longo prazo, e então escolher seus parceiros que por sua vez tem a função de orientar o investidor. Desse modo, pode-se dizer que um investimento é realizado de forma intencional por uma PF ou PJ para aumentar seu estoque de capital, cujo estoque de capital aplicado sob uma determinada politica (risco/retorno), tem um foco. Poupar requer determinação, meta, já que parte da renda será destinada ao investimento e não ao consumo imediato, que é em si um grande desafio, pois, mesmo que o investimento seja de curto prazo, ainda é longo se comparado ao consumo imediato. Portanto, investimento de sucesso é um desafio."
ResponderExcluirA maioria das pessoas tomam a decisão de aplicar na poupança, por uma questão de cultura mesmo, pois desconhecem as outras opções. Mas, feliz é quem tem capital disponível para diversificar suas aplicações. Porém, isso não é tudo, e nem TER a "INFORMAÇÃO" te salva do erro; porque o importante é saber o que fazer com ela. Então, estar on-line com o mercado financeiro é a ferramenta mais eficaz pra uma tomada de decisão em relação ao destino do seu valoroso dinheiro. É como uma corrida de F1, ao seu lado está o risco.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUm Investimento, é o que a maioria das pessoas tentam fazer, porém nem sempre fazem um investimento correto, não procuram auxilio de alguem experiente como o gerente de banco, tem pessoas que não investem achando que o dinheiro va durar para sempre e quando dão conta veêm seu dinheiro de forma diferente, isso quando sobra, mesmo com riscos é importante investir para um futuro promissor, é sempre bom pensar no futuro, pois não sabemos o que nos espera. Gastar tudo não é um bom negocio a se fazer...O importante é ter um investimento de sucesso!!!
ResponderExcluirO investimento de sucesso, na verdade é o nosso objetivo, ou seja, aquilo que nos necessitamos a curto e longo prazo. Sendo assim, devemos analisar se corremos risco com investimentos que possa nos trazer um rendimento em tempo menor, ou rendimentos de longo prazo que são de menor risco.
ResponderExcluirPara obtermos sucessos no mercado de trabalho precisamos ter primeiramente noção de como funciona o mercado financeiro, para não perdermos o que investimos e ter também ao menos uma poupança para termos uma garantia de que não vamos perder tudo, esse texto nos dá a ideia de como devemos fazer esse investimento, pois todos nós corremos risco ao investir nesse mercado, pois hoje ganhamos, amanhã não sabemos, pois podemos perder, então o que devemos é ter a ideia do que está acontecendo no nosso dia-a-dia, pois quando formos investir nesse ramo saberemos pelo menos evitar uma perda , ou seja, precisamos sempre obter conhecimento e informação!!!!
ResponderExcluirQuando uma pessoa investe em algo, ela esta atrás de um objetivo,portanto para se investir é necessário analisar esse objetivo, se devemos aplicar o dinheiro em um investimento de alto risco, ou se devo aplicar em um investimento de baixo risco. Precisamos análisar os nossos parceiros de investimento que geralmente são os bancos.Eles devem nos passar confiabilidade e clareza do investimento que adquirimos.
ResponderExcluirSérgio Luis
ResponderExcluirBom para ser um bom investidor você tem que ter um objetivo traçado, após a escolha do seu objetivo, tem que ver o tamanho do investimento que realmente você deseja investir não sendo tudo o que você conseguiu até o momento, sendo aconselhado a investir mais ou menos um terço do seu capital.
Tem que estar sempre ligado a economia para que veja qual o melhor mercado no momento para estar investindo, considerando também o investimento a longo ou em curto prazo, de valor alto ou baixo de alto risco ou de baixo risco dependendo qual for a sua intenção nesse investimento.
Tem que fazer um bom planejamento para que se possa escolher qual será a melhor forma de investir o dinheiro com retorno a curto ou em longo prazo.
Bolsa de valores é uma caixinha de surpresa no momento que você ganha milhões você pode perder tudo e contrair uma divida enorme, por isso tem que se manter tranqüilo, pois se perder, com uma boa analise de mercado ou co algumas especulações poderá recuperar-se e voltar a ganhar dinheiro
Desde tempos remotos ouvimos de grandes sábios, as palavras poupar, investir...O povo Babilônico, famoso por suas grandes fortunas, nos deixou um precioso ensinamento: Faça seu dinheiro trabalhar por Você...Mas a questão é : Como fazer isso, e como fazer sem risco de perder tudo ?No Brasil, existe um Pré-conceito a respeito de investimentos, por conta de comentários sobre pessoas que perderam tudo investindo na bolsa, ou em outros tipos de investimentos, mas na minha opinião a bolsa de valores, é um investimento real, que possibilita a qualquer pessoa, tornar-se sócia de uma grande empresa, como Petrobrás ou Vale do Rio Doce, objetivando ganhar com o possível crescimento da empresa. Há ainda pessoas que acreditam que Poupança é um investimento, o que também na minha opinião seria apenas um cofre para se guardar o dinheiro protegido contra a inflação.Enfim, acho que o ideal seria informar-se e estudar o melhor tipo de investimento e o que mais se adequa ao seu perfil, para que se possa escolher um bom plano de investimento, capaz de lhe proporcionar segurança, e futuramente, ganhos satisfatórios...Ouvi de um comentarista, e gostei: três regras para se investir:1a. Proteja seu Capital.2a. Proteja seu Capital.3a. Jamais se esqueça das regras 1 e 2 ...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBem realmente temos que pensar bem, quando for para fazer um investimento, para ver se realmente vamos obter sucesso ou não. Na minha opinião, as pessoas que tem q um objetivo de longo prazo, deveria fazer um investimento de risco, pois com isso os rendimentos podem vim muito melhor e obter um sucesso bem melhor para seu futuro.. Podemos ressaltar que sempre teríamos fazer investimentos sem medo para sempre tentar aumentar e conseguir seus objetivos.
ResponderExcluirBoa Tarde Professor!
ResponderExcluirPara cada tipo de investimentos: curto, médio ou de longo prazo existe a necessidade de se ter habilidade e conhecimento em cada passo do negócio, além de estabelecer o quanto está disposto a ganhar e até mesmo a perder em determinado tempo. Portanto, surge a importância do planejamento, do se conhecer bem como investidor (que estilo você pertence), ter foco no seu objetivo, saber operar na política de investimento que escolheu, não agir pela emoção em uma mudança inesperada do mercado, além de estabelecer com segurança os seus parceiros.
Mônica
Qualquer um pode se aventurar no mercado financeiro mas uma pessoa de bom senso deve simplesmente ignorar “dicas” para ficar rico da noite para o dia.
ResponderExcluirUm investimento de sucesso exige tempo, dedicação, disciplina e planejamento.
Investimento não é jogo. Jogo é para especuladores que apostam todas as suas "fichas" em uma única dica e ficam torcendo pelo resultado de suas apostas.
Para ter sucesso em seus investimentos é preciso conhecer bem suas caracteristicas de riscos, rentabilidade e liquidez de acordo com suas metas.
Não existe o melhor investimento, mas sim o investimento mais adequado para você atingir seus objetivos.
Insvestir com sucesso!!!! como iniciante na área depois de algumas pesquisas observei que não existem investimentos sem riscos e que a responsabilidade do Gestor é grande. A avaliação do perfil é importantíssimo para a indicação em um investimento.
ResponderExcluirMalu
Difícil falar de investimento quando não se tem conhecimento aprofundado no assunto, mas creio que para iniciantes como eu, um bom começo é ter a iniciativa de começar a poupar. A previdência privada e a poupança, por exemplo, creio se tratarem de duas boas pedidas para os leigos, já que são investimentos mais conservadores.
ResponderExcluirAgora, para quem deseja se arricar mais, só existe uma saída, estudar muito sobre o assunto e aí sim, dar os primeiros passos nos Investimentos de mais alto risco.
Sempre poupamos com algum objetivo, por isso devemos definir quais são nossas metas e objetivos para o futuro. Além disso temos que saber o quanto queremos investir, o quanto queremos ganhar e o quanto estamos dispostos a perder.
ResponderExcluirO investidor tem que ter cautela com as incertezas do mercados e sempre estar atento aos seus investimentos para que possa ter um bom retorno financeiro.
Bom, ainda estou no processo de entender um investimento, mais acredito que para um investimento ter sucesso é necessário se adequar ao perfil do investidor. Deve-se conhecer bem o mercado e acima de tudo fazer um bom planejamento. Cada um tem suas prioridades e objetivos, definindo-os fica mais fácil escolher qual “caminho” seguir. Assim, acho que para se iniciar um investimento deve-se dispor de tempo e muita cautela, para que você possa estudar e conhecer bem onde você está colocando seu dinheiro. Um investimento de sucesso depende muito de como, onde e quem vai investir. Atitudes precipitadas podem vir a ser uma grande dor de cabeça.
ResponderExcluirInvestir é interessante,mas acredito que para isso é necessário guardar dinheiro.Conhecer quais são as alternativas de investimento disponíveis e quais os seus ricos e avaliar a relação entre risco e retorno.A diferença entre o bom e o mau investimento não é o produto financeiro escolhido,mas o processo de tomada de decisão que envolve o investidor e o seu dinheiro.Ter conhecimento e informação sobre estas alternativas,um bom parceiro financeiro(banco,corretora,etc...)é essencial para se obter sucesso nos investimentos.
ResponderExcluirPara poder investir em algo e importante analisar muito bem a situaçao para poder aplicar e ter em mente que pode ser um investimento de risco como tbem de sucesso a tomada de decisao conta muito numa hora dessa, o que eu recomendo primeiramente e fazer um bom planejamento e obter opinioes sobre determinados assuntos.
ResponderExcluirO primeiro passo para um investimento deve ser a definição do objetivo, prazo em que o investidor planeja obter retorno de seu investimento, qual o retorno esperado e o risco que está disposto a assumir, para que então ele possa definir qual seria sua melhor opção. Também é necessário que o investidor tenha um bom conhecimento da área financeira e analisar com cautela o histórico da opção escolhida seja ela de curto, médio ou longo prazo.
ResponderExcluirRacionalizar é a palavra chave. A chave do sucesso dos bons investimentos. Em momentos como estes, de grande vulnerabilidade e crises organizacionais, educar-se financeiramente é a melhor forma de proteger nosso dinheiro e alimentar positivamente nosso futuro.
ResponderExcluirÉ insuficiente possuir somente recursos financeiros para entrar na Bolsa. É preciso aprender, conhecer as ferramentas a serem utilizadas, agregar as fontes de informações e só depois disso, investir com segurança, seja a curto, médio ou longo prazo. Sem conhecimento sólido nas práticas do mercado, investimentos, ações e um plano detalhado sobre a análise do cenário econômico mundial e nacional, com inflação, taxa de juros, crescimento do PIB e outros indicadores econômicos, não haverá sorte que resolvam as perdas dos investidores.
O texto realmente deixa claro como conseguir alcançar bons resultados em um investimento. O planejamento faz parte de toda a nossa vida, e principalmente quando estamos lidando com algo envolvendo a área financeira, sempre devemos levar em consideração o que estamos fazendo, onde estamos, onde queremos chegar e o que esperar. Acredito que seguindo esses passos citados no texto, qualquer um pode obter sucesso em seus investimentos.
ResponderExcluirPara um bom investimento tem que ter em mente um objetivo e fazer um planejamento, o investidor tem que ter conhecimentos em alguns tipos de investimentos para saber onde vai estar aplicando o dinheiro, e tambem verificar os riscos, pois existem investimentos que se ganha dinheiro muito rapido, mas tambem se perde mais rapido ainda e o tempo que tera o retorno do investimento se é de longo ou curto prazo.
ResponderExcluirÉ muito importante a principio fazer um bom planejamento, e traçar metas sobre o que se quer investir, e para qual motivo esta investimento, para analisar qual modalidade de investimento estará aplicando, após a escolha analisar os riscos e retornos que o mesmo pode estar lhe trazendo. Acredito que para se tornar um investidor de sucesso é preciso manter-se sempre informado, com o mundo financeiro, sobre as oscilações do mercado, taxas, juros, dólar, enfim todos os índices que possa de alguma forma atingir seus investimentos, para assim acompanhar seus capitais e ter bons resultados e principalmente Lucros.
ResponderExcluirReferente ao texto, para que haja um investimento de sucesso, alem de definir os objetivos, as metas de longo e curto prazo, as prioridades e os parceiros, devesse também fazer investimentos, tanto de baixo quando de alto risco, e de preferência investimentos que não estejam no mesmo patamar, isso é, quando o índice de uma cai à outra também cai. Caso tenha investimentos em que, quando um índice cai e o outro sobe, menor será o risco, pois o que você perdeu em um investimento você ganha em outro, ou apenas diminui o percentual do risco.
ResponderExcluirPara um investimento de sucesso, muita coisa tem que ser levada em condideração, como o tempo e a quantia inicial. É preciso muita informação sobre onde investir. É preciso paciência pois, uma poupança por exemplo, sua rentabilidade é baixíssima por isso demorará para te uma quantia boa, mas se tiver coragem, aplicar em ações é uma boa maneira de se ganhar dinheiro rápido, mas do mesmo jeito que você pode ganhar, você pode perder. Para se ter sucesso no futuro, conhecimento no presente é a palavra-chave.
ResponderExcluirO primeiro passo é acreditar e você mesmo. Quando queremos algo e corremos atrás, qualquer que seja a barreira, nada nos impede, basta ter a cabeça no lugar. Se o objetivo for ficarmos rico, temos que tomar consciência que se ficarmos sentados o dinheiro não cairá do céu, ou seja, acreditar em você: eu posso fazer qualquer coisa, basta planejar. Depois sim, focar em um objetivo para investir.
ResponderExcluirHá quem diz se não investirmos em nós, ou até mesmo, não correr atrás dos sonhos, como: comprarmos aquele apartamento, carro..., gastaremos o dinheiro com bobagens e não teremos um retorno, o ideal é investir hoje, porque amanhã pode não dar tempo.
“Ainda, o melhor é o seu rico dinheirinho ficar no banco, mesmo que os juros sejam baixos, do que ficar debaixo dos colchões.”
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPrecisanos analisar com calma nosso perfil de investidor e até que ponto queremos nos arriscar, o planejamento é forma mais facil de conhecer este perfil e avaliar qual sera o melhor negócio a se fazer.
ResponderExcluirSabendo controlar a saude financeira e metal conseguiremos fazer um ou varios investimentos de sucesso.
Para ser um bom investidor alem de traçar metas e planos devemos também estar dispostos a estudar muito, pois para se ter sucesso em qualquer aréa devemos dominar o assunto do qual estamos tratando.
ResponderExcluirSabemos que dependendo da aplicação também devemos estar atentos as mudanças que podem ocorrer no meio do caminho para o sucesso. Temos que sempre ter uma margem segura para não dependermos somente dessa renda e estarmos preparados para todos os tipos de emergencia que podem ocorrer. O conhecimento, que vem com erros, acertos e estudo.
Para se ter um investimento de sucesso é necessário que se pense bem antes de qualquer coisa.O primeiro passo a tomarmos deverá ser fazer a analise do tipo de investimento ,qual o objetivo esperado , tempo aplicação do mesmo na sua vida pessoal e no mercado financeiro Existem inúmeros métodos e estilos ao qual aplicá-los só nos resta escolher aquele que acreditamos ser a melhor opção de todas ,e a que nos traga o melhor retorno financeiro depois.
ResponderExcluirPensamos em diversas utilidades futuras para a utilização deste investimento, nem sempre obtenhamos os resultados esperados, mas devemos acima de tudo arriscar, nem tudo é feito sob decisões que julgamos serem perfeitas, precisamos correr os riscos agora para termos bons frutos depois ou não, ou para termos um investimento de sucesso ou não.
As certezas terão, porém com o tempo. Isto é um jogo onde se ver os dois lados da moeda, o de ganhar e ao mesmo tempo o de perder.Jogamos sempre para conseguir-mos a segunda opção ,que é o de ganhar, com certeza.
Portanto, para conseguirmos um investimento de sucesso, acredito eu que a melhor maneira para isso é investir naquilo que você julga a melhor forma de investimento e torcer para um futuro retorno promissor.
Um investimento de sucesso não se pode obter sem antes fazer uma análise completa por todos os ângulos do que se deseja, pois existem muitos riscos, não pode também perder o foco de seus objetivos perante as dificuldades que irão aparecer, tem que ter coragem e muita determinação.
ResponderExcluirInvestimentos de sucesso deve ser avaliado de um modo que assegure seu dinheiro investido como garantia de um negócio,bem,ou ação e que aquilo que acredita se valorize conforme s necessidades de mercado.
ResponderExcluirPara se ter um investimento de sucesso você deve obter informação e saber as variáveis de mercado e seus riscos.
Emanuel
ResponderExcluirPara se investir é preciso primeiramente ter um foco, um objetivo, um sonho, é preciso querer conquistar algo. Uma vez estabelecido uma meta temos que impor prazos desta forma criar um plano para este investimento onde iremos determinar através de projeções o tempo que deveremos poupar, onde poupar e quanto poupar. Para casa necessidade existem áreas e modelos de investimentos que irão se enquadrar melhor a situação.
È preciso que à escolha por um determinado plano de investimento o poupador leve em consideração a credibilidade de instituição a qual se optou como parceira, o cenário de investimentos do mercado e o montante que você irá formar. Para se fazer este tipo de análise podemos recorrer as próprias instituições que irão no orientar ou pedindo conselhos a amigos que já fazem parte de algum modelo. É importante, porém não arriscar todas as fichas em somente uma rodada, ou seja, não podemos nos dispor de todos nossos recursos em uma única instituição ou em um único modelo de investimento, para quem deseja poupar sem grandes urgências em fazer o dinheiro trabalhar por si só, creio que seja mais coerente uma simples poupança onde não se há riscos inerentes, agora se seu desejo é fazer com que seu dinheiro trabalhe por você, recomendo que seja analisada a demanda do mercado onde você terá que analisar os riscos que Irã haver.
A opção por se fazer uma “poupança” já e um grande passo nos dias de hoje, conseguir a riscar as projeções para concretizar esta sua “poupança” seria algo como inimaginável visto que cada vez mais percebemos que as pessoas iludidas com as falsas promoções tendem a saciar o seu ego e o desejo de compra, de consumismo, ficando assim cada vez mais dependente das financeiras, dos cartões de créditos etc; Se você fugir deste perfil e conseguir conter todos estes impulsos realizando a sua tão sonhada e planejada “poupança”, além de ter um futuro pré-determinado a realização de seu sonho, poderá se orgulhar de ter conseguido sobreviver na selva do consumismo.
Definir os objetivos a serem alcançados é uma ótima maneira de começar a investir o seu dinheiro, lógicamente devemos começar a poupar para termos o que investir. Assim podemos definir os riscos e ver até onde queremos chegar, lembrando sempre que rentabilidade e risco são grandezas proporcionais pois quanto maior a probabilidade de ganho, maior o risco que corremos.
ResponderExcluirPara nós que estamos começando a nos familiarizar com o assunto o importante é estudar muito e estar sempre ligado ao que anda acontecendo na bolsa e quais as novas tendências do mercado. Os simuladores da bolsa de valores é uma boa pedida pra que quer entender um pouco mais como ela funciona.
O investimento de sucesso é um objetivo em que as pessoas precisam conhecer melhor para que possam investir em algo que necessitam a curto e longo prazo.
ResponderExcluirPrecisamos analisar com calma cada perfil do investidor e sua necessidade para o melhor negocio a ser feito.
Saber onde se quer chegar é o primeiro passo pra quase tudo, nos investimentos nao podia ser diferente, saber o que se quer, alem de tudo serve para proteger o investidor pois assim ele nao se expoe a riscos desnecessarios e pode saber a hora certa de parar e se ariscas em outras "aguas" sem peder o foco.
ResponderExcluirQuando falamos em investimento, falamos em risco. E para se ter um investimento de sucesso, é necessário definir metas e traçar os objetivos a serem seguidos, é preciso definir se a liquidez que preciso será a longo ou curto prazo e por fim a escolha dos parceiros. Lembrando que é importante um pouco de conhecimento do investidor em finanças.
ResponderExcluirGustavo Cerbasi em seu livro Invetimentos Inteligentes ressalt que investir nada mais é do que plantar pés de dinheiro. Não devemos esperar ter uma
ResponderExcluirfazenda e um trator potente para começar plantar. Devemos dar aos poucos grãos
que você temos a mesma importância que daria a sacas despejadas de um
caminhão. Se tem pouco para investir, comece com o que tem,
mas plante com consistência. Acredito que esse comentário fortelece ainda mais a ideia de que devemos planejar nosso investimento.
Acredito que seguindo todas essas dicas com certeza você terá um investimento de sucesso.
ResponderExcluirMas também é necessário muita cautela e determinação, ou seja, nada de ansiedade.
Como o próprio ditado popular diz: a pressa é a inimiga da perfeição. Então aproveitem as oportunidades e façam ótimos investimentos...
Investimento de sucesso, é sinônimo de escolhas acertadas. No entanto, para se acertar nestas escolhas se faz necessário uma profunda análise dos riscos x retornos. Estes riscos devem ser analisados e não recomendados dependendo do objetivo o qual o investidor pretende alcançar. No entanto, se analisou e ponderou os riscos e vê se numa situação favorável deve-se investir. Pois, a probabilidade de ganhos serão maiores.
ResponderExcluirInvestimento de sucesso com ctza é um sonho de todos.. Cabe a cada um de nós agora termos a coragem de começar a buscar esse sonho. Afinal, todo retorno existe um risco. Mas, se conhecendo bem onde se está "pisando" e não se deixar agir pelos "axismos", as chances de se ter um bom investimento são muito maiores. Com base em muito conhecimento e discernimento, claro.
ResponderExcluirBom, eu acho que inicialmente devemos fazer um estudo a fundo sobre o mercado de ações, para saber quais os riscos que corremos na hora de controlar as ações no decorrer do investimento.
ResponderExcluirhoje em dia, as possibilidades de investimentos são diversas, cabe a nós escolher a que mais atenda as nossas necessidades. Pois o mercado é diversificado e oferece inúmeras aplicações para vários perfis de investidores.
No mercado de ações o investimento é de risco, pelo que vimos, que não tem retorno garantido e as informações que nos passam não nos dão uma certa garantia de futuro. Geralmente eles falam que é bom, que vale a pena, mas quem nos garante que vamos realmente ganhar e não perder?
Devemos ter a consciencia de que, não existe investimento que faz milagre, pois todos têm risco, uns mais que os outros, claro! E principalmente devemos saber a hora de resgataro dinheiro para não perder muito daquilo que já ganhou.
Camila
Prof. Rogerio,
ResponderExcluirO problema na escolha de um bom investimento é justamente esse, nunca sabemos até que ponto a orientação do banco está a nosso favor, e principalmente correta. A sensação é que estamos perdendo de alguma forma.
Abs,
Boa tarde,
ResponderExcluirAcho que antes de começar a investir e sempre bom se informar e verificar o quanto realmente poderá dispor para que o investimento não se torne um pesadelo, e principalmente como aplicar nosso rico dinheirinho.
Estou lendo um livro muito interessante a respeito, e pode servir para quem tem interesse em investir, chama Regra N° 1- Estratégias Simples para Enriquecer 15 Minutos Por Semana, de Town Phil.
Alem de aproveitar as dicas do Professor né ...rsr
Marina Sá
1º passo, possuir um objetivo para o investimento
ResponderExcluir2º passo, estabelecer a política de investimento
3º passo, realizar a escolha
Se para ter um investimento de sucesso precisa desses 3 passos, quer dizer que temos a chave para o paraíso ou para o inferno, basta fazer a escolha do caminha certo. Vamos investir.
abraço
Ass. Thiago Miotto
Informação, este é o fator mais importante para se ter um investimento de sucesso.
ResponderExcluirDesde o momento da definição do objetivo, se será de curto ou longo prazo, se terá baixo ou alto risco e mesmo em que e onde investir é fundamental que o investidor busque o máximo de informação.
Conhecer as instituições, os tipos de investimentos e seus riscos, o mercado como um todo, o desempenho das empresas e dos países pode evitar ser surpreendido pelas turbulências inevitáveis do mercados e amargar por prejuízos que poderiam se evitados.
Vanessa Viotto
Realmente, um bom planejamento é primordial para um investimento de sucesso. Agora, depende do objetivo da pessoa, se ela vai querer um investimento que dê uma boa rentabilidade, mas com um risco de perda maior ou então um investimento mais cauteloso, com menor risco. Mas indiferente do risco, é necessário um ótimo planejamento, se não quiser perde dinheiro.
ResponderExcluirConcordo com a Vanessa Viotto, informação é tudo, e é isso o que realmente falta para que a população comece a fazer as escolhas certas, mas quando falamos de risco dá sempre aquele friozinho na bariga, afinal arriscar o pouco que temos é complicado .. rs
ResponderExcluirVanessa Rodrigues
Para se investir, é imprescindível que se faça de maneira a ter uma certa confiança. Já vi alguns conhecidos aventurando-se no mercado de ações, e perdendo um bom dinheiro, e com certeza, se eles perderam, não foi um bom negócio para eles, mas pra quem se aproveitou da inexperiência deles e lucrou, com certeza gostou.
ResponderExcluirDevemos investir de acordo com nossa capacidade, nosso conhecimento, e pensando no tempo do investimento, quando virá o retorno, etc.
Fazer algo que não se sabe com certeza é arriscado.
São várias questões a se analizar, tempo de retorno do investimento, dependendo do perfil do investidor, se quer maior risco, pode investir em ações, neste caso, maior risco, portanto maior ganho ou perda, também é algo feito para retorno a curto prazo.
ResponderExcluirPara um investimento a longo prazo é interesante analizar o tempo da mesma e decidir qual alternativa, para o leigo, estar sempre em contato com pessoas informadas ou até mesmo o seu gerente bancário de sua conta, que pode analizar muito bem seu perfil e lhe dar boas opções.
Definir o objetivo para o investimento, estabelecer a política do investimento e realizar a escolha; de fato, tudo isso requer um constante embasamento. Não é por acaso que recursos significativos muitas vezes ficam depositados por longos períodos em cadernetas de poupança, com rentabilidade inferior em comparação a outras aplicações. Sucesso nos investimentos, assim como todos os outros aspectos da educação financeira exigem uma atualização constante.
ResponderExcluirExistem 5 pontos que o investidor deve saber antes de se iniciar um investimento:
ResponderExcluir1º)Saber o que é um investimento, pois quem o faz deve ter consciência dos riscos que ele pode apresentar.
2º) Saber organizar o seu orçamento pessoal
3º) Saber como realocar ativos e passivos
4º) Saber como fazer seu plano de poupança
5º) Saber entender o valor do dinheiro no tempo
Quando o investidor tiver conhecimento desses cinco passos, este sim será um investidor de sucesso, pois tem a chave para ele.
Entender de investimentos nem sempre é uma tarefa fácil... Para saber investir, precisamos conhecer primeiramente o mercado financeiro, aprender a lidar com o nosso dinheiro, só para depois podermos pensar em ganhar dinheiro, mas tendo sempre em mente que nem sempre ganhamos, às vezes o mercado reage de uma forma que não esperamos, por isso temos que estar sempre atualizados para sabermos onde, quando, quanto e como investir...
ResponderExcluirMuito importante pensar realmente no tipo de investimento e no prazo do investimento antes de investir.
ResponderExcluirSe o investimento é tido como uma reserva monetária para emergencias, é bom que seja um investimento de boa liquidez,
pois numa emergencia, espera-se que o dinheiro esteja fácil para se usar. Num investimento de longo prazo, para um fim específico,
vale calcular o risco/retorno de acordo com o fim necessário, ao tempo esperado.
Se o objetivo é obter a independencia financeira, é bom estar preparado para maiores riscos no inicio,
até conseguir um patrimonio, que num investimento seguro, renda o suficiente para seu bem estar, de forma mais despreocupada.
Aprender a investir não é fácil... Precisamos estar sempre atentos no mercado financeiro, bolsa de valores, ações e afins. Temos que aprender a calcular os riscos, os benefícios e estar sempre atentos no momento certo para entrarmos nesse fascinante e lucrativo mercado.
ResponderExcluirAo fazer um investimento deve ser analisado variaveis como em que investir, tempo que o capital será investido, risco e retorno, pois as opções são muitas, ações, titulo de capitalização e previdência privada entre outras opções oferecidas por bancos e até imoveis.Indepedente da escolha deve ser analisada com calmamente e com critério para evitar perdas. Ricardo
ResponderExcluirEm suma, o texto nos diz claramente que para um investimento de sucesso precisamos ter um bom planejamento, financeiro, pessoal, Etc... Se não houver planejamento com metas e objetivos bem traçados e definidos não obteremos o sucesso esperado.
ResponderExcluirTrabalhar de forma distinta o tipo de investimento com o grau de risco, determinando em diretrizes orçamentárias o objetivo de cada um, especulando o curto, médio e longo prazo. Bem como o "bem" a ser investido. Assim, com planejamento e uma boa administração, podemos alcançar o sucesso, seja ele simples ou complexo.
Afinal, até que se prove o contrário, a grande maioria de nossa população é escrava do dinheiro, somos totalmente dependentes. O que nos resta fazer é jogar com inteligência neste tabuleiro chamado mercado financeiro, de modo que consigamos reverter a situação, ou seja, passarmos de trabalhadores por dinheiro a fazer com que o dinheiro trabalhe para nós.
Portanto, se pudesse definir em pouquíssimas palavras fatores para "investimento de sucesso" digo que é: Estratégia e planejamento financeiro.
O horizonte é logo ali, só precisamos traçar as metas para alcançá-lo!
Karin C. Garrido.
Quando se trata de finanças tem que ter pé no chão para fazer a análise imparcial de seus investimentos, pois às vezes pode não agir racionalmente. Se não controlarmos nossas emoções poderemos ter fracasso e não "Sucesso" em investimentos.
ResponderExcluirJá nos investimentos a longo prazo é necessário ter paciência e disciplina, ainda mais quando os investimentos "parecem" se desvalorizar afinal ninguém pode prever o futuro!
Se ter sucesso nos Investimentos fosse fácil, todo mundo seria rico!
Para se assumir riscos, é variável, e cada um tem seus limites. O risco deve ser bem recompensado, mas que a decisão de investimento deve estar baseada em nossos objetivos, sua tolerância ao risco a investimentos para arrojados e no seu horizonte de tempo. Se entender bem a natureza dos riscos que envolvem os investimentos, uma forma de minimizar os riscos é diversificar seus investimentos. Desta forma, você tende sempre conseguir algum benefício em seus investimentos, mesmo em situações de turbulência do mercado.
ResponderExcluirSempre devemos visar qual e a necessidade do momento..
ResponderExcluirToda aplicação deve se calculada antecipadamente ates concluidaassim podemos saber qual sera o nosso risco.Nunca se esquecendo que qualquer tipo de negocio esta sujeito a perda.
A hora e agora devemos estar atentos a todas as mudanças e aproveita-las ao máximo
O ato de investir é uma faca de 2 gumes onde todas as possibilidades devem ser consideradas. Além dos caulculos, experiênicas passadas, informações valiosas, etc., o bom investidor conta também com a sorte, pois há fatores que não podem ser previstos e/ou analsados que podem vir a trazer lucros e/ou prejuízos.
ResponderExcluirBom dia Profº...
ResponderExcluirTer um objetivo, este, é o ponto central para um investimento de sucesso e deter de conhecimento é a ferramenta para o mesmo. Detalha-lo e fazer um breve esboço ou simulação fortalece os próximos passos a serem seguidos. A partir do detalhamento os questionamentos surgem, o que leva à procura de informações em ambientes diversos, permitindo um ganho de conhecimento por parte do investidor e assim, uma tomada de decisão a cerca do investimento, de maneira clara quanto aos possíveis riscos e vantagens.
O fato é que devemos conhecer nossos limites, priorizar nossas necessidades. Assim fica mais fácil sabermos aonde queremos chegar e o que queremos conseguir.
ResponderExcluirPoupar, investir esforços é sempre bom, dificuldades existem, mas com um pouco de planejamento pode ter certeza de que se atingirá os objetivos.
Devemos ser conhecedores dos bons investimentos, de curto prazo, médio e longo prazo. Não há dúvida que só depende de nós para sermos investidores de sucesso.
Investir é sempre bom!!! Porém com muita informação e conhecimento...tanto a curto e longo prazo, onde o resultado pode ser bom ou ruim...pois os momentos nem sempre flui para melhor! mas vale tentar!!!
ResponderExcluirFalar investimento logo vem no pensamento receber algum retorno maior do que o aplicado. Mas para que isso aconteça temos que analisar nossos objetivos com cautela para saber o risco que corremos,para que possamos então obter o sucesso desejado.
ResponderExcluirTalita Cardoso
Todo investimento tem seus pros e seus contras, por isso temos que estudar muito bem em que queremos investir, qual é o objetivo para esse investimento no futuro, se você quiser o investimento em curto prazo, a política de investimento deve eleger políticas de baixíssimo risco, agora se for de longo prazo, a política de investimento pode escolher instrumentos de maior negociação onde tem tempo suficiente para ter perdas e recuperar mais adiante. Mas na verdade todo investimento tem risco, uns maiores e outros menores, para que o risco se torne menor é preciso escolher bem os parceiros que são fundamentais todas as informações a disposição do investidor.
ResponderExcluir